7 dicas para economizar Tarifas nos Bancos

Quando o assunto é conta bancária, você conhece bem todos os seus direitos como cliente? Pois saiba que existe uma série de coisas que o funcionário do banco não te conta quando você abre uma conta corrente, por motivos óbvios, lucrar mais. Por isso é muito importante buscar o máximo de informações possíveis antes de abrir uma conta.

Veja aqui uma lista com 7 direitos essenciais e gaste menos com serviços bancários.

1. Serviços Bancários Gratuitos

Por determinação do Banco Central, os bancos são obrigados a oferecer um pacote básico de serviços gratuitos aos seus clientes. No entendimento do BACEN, esses serviços são essenciais e, por isso, não podem sofrer cobranças. O pacote de serviços essenciais inclui:

  • Fornecimento de cartão de débito;
  • Talão de cheque com pelo menos 10 folhas;
  • 2 extratos bancários;
  • 2 transferências bancárias;
  • 4 saques mensais.

2. Escolha do Pacote de Serviços

Os bancos também são obrigados a disponibilizar, de forma acessível, os pacotes de serviços disponíveis e seus determinados valores. Isso quer dizer que você não precisa aceitar o pacote indicado pelo gerente. O ideal é optar pelos serviços que sempre utiliza, buscando taxas menores.

Como eles nunca perguntam sobre o pacote a escolher, o ideal é que você pergunte ao atendente quais são os pacotes disponíveis. Você pode fazer uma consulta no site do banco também.

3. Cuidado com a Anuidade Grátis

Geralmente, quando você abre uma conta, é oferecido também um cartão de crédito, e normalmente vem com a oferta de anuidade grátis. Essa oferta, na maioria das vezes, tem vigência de 1 ano, mas nem sempre o atendente explica esse detalhe.

Passado esse período, é obrigação do cliente solicitar o cancelamento do cartão de crédito ou negociar um novo desconto na anuidade. Por isso, fique de olho no contrato e exija que todas as informações sejam documentadas para a sua garantia.

4. Proibição da Tarifa de Abertura de Crédito

Os bancos estão proibidos, desde 2008, de cobrar a TAC (Tarifa de Abertura de Crédito). Antes, essa taxa era cobrada sempre que o cliente solicitava um empréstimo junto ao banco.

5. Envio de Cartão sem Solicitação

Contrato

Alguns cuidados antes de assinar o contrato com o banco

O Código de Defesa do Consumidor proíbe o envio de cartões de crédito sem a prévia solicitação do cliente.

Apesar da proibição, muitas instituições insistem na prática, alegando que o indivíduo não precisa desbloquear o cartão. No entanto, é importante lembrar que isso pode acarretar outros problemas, como extravio do cartão e uso por pessoas mal intencionadas. Por isso, se receber algum cartão sem solicitação, não deixe de reclamar.

6. Portabilidade de Crédito

Qualquer pessoa pode solicitar a transferência de uma dívida para outro banco, que ofereça melhores condições de pagamento. Nesse caso, é necessário procurar o banco para onde pretende transferir e solicitar a mudança. Essa instituição quitará o valor devido e estabelecerá novas condições de pagamento da dívida.

7. Direito a Conta Salário

Se você possui conta corrente em um banco, mas sua empresa faz pagamentos através de outra instituição, você tem direito a abrir uma conta salário. Trata-se de uma conta especial, que não recebe outros depósitos além do seu salário. Além disso, o cliente não paga nada para transferir o valor recebido para sua conta usual.


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