Atualizar Boletos do Banco Itaú

Os boletos bancários são muito utilizados aqui no Brasil para realização de diferentes tipos de pagamento como: taxas, aluguel, compra de mercadorias e muitos outros. Com esse documentos em mãos, a pessoa pode pagar essas contas e gerar muita comodidade, recorrendo a agências bancárias, caixas eletrônicos, lotéricas e até mesmo algumas lojas.

Entendendo o Boleto Bancário

Cerca de 50 milhões de boletos de cobrança são quitados mensalmente em nosso país, o que dá uma dimensão da ampla utilização desse instrumento de pagamento. Qualquer pessoa (física ou jurídica) pode emitir um boleto bancário, desde que tenha conta em banco. Por meio do boleto, esse emissor poderá receber do pagador o valor informado no documento. Essa operação é feita através de um código de barras, que contém todas as informações necessárias a respeito do pagamento.

Outra característica importante do boleto bancário é a data de vencimento, geralmente fixada pelo emissor. Após a data de vencimento, é comum que o pagador tenha que procurar um banco para que o boleto seja atualizado com juros e multas. Assim, fica bem mais complicado efetuar o pagamento depois do vencimento preestabelecido. Para facilitar a vida de seus clientes, alguns bancos possibilitam que a atualização do boleto seja feita pela internet. No artigo de hoje, vamos comentar especificamente sobre os boletos emitidos pelo Itáu.

Como Pagar um Boleto do Itaú Vencido?

Se você precisa pagar um boleto emitido pelo banco Itaú (ou Unibanco), mas a data de vencimento já foi ultrapassada, existem algumas alternativas para tirar esta 2ª via. Vejamos o que fazer:

Correntistas do Banco Itaú

Quem possui conta corrente no banco não precisa se preocupar com os boletos vencidos. Por meio do internet banking, é possível efetuar o pagamento mesmo após a data de vencimento. Nesse caso, o próprio sistema online faz o cálculo dos juros e multas automaticamente, tornando o procedimento muito prático e rápido.

Boleto Itaú

Boleto Itaú

Atualização Pela Internet

Os não correntistas precisam atualizar o boleto pela internet para que as taxas sejam recalculadas. Para facilitar vamos explicar passo a passo como a atualização é feita:

  1. Entre no site: www.itau.com.br/servicos/boletos/atualizar;
  2. Informe se o boleto é do Itaú ou do Unibanco;
  3. Preencha o campo em branco com o número do seu boleto (encontrado na parte superior do documento);
  4. Outra opção os Dados da agência/código do beneficiário e Nosso número;
  5. Em caso de dúvida sobre esses dados, clique nas interrogações para visualizar a localização dos números;
  6. Digite o código de verificação de segurança;
  7. Clique em “próximo” para atualização do boleto;
  8. Efetue o pagamento do boleto atualizado.

É importante salientar que esse procedimento só está disponível para boletos registrados (quando as informações do documento são gerenciadas pelo banco). Se o documento em questão é do tipo não registrado, é necessário que você recorra à próxima alternativa.

Na Agência Bancária

A última opção é a mais trabalhosa: ir até uma agência bancária.  O procedimento de pagamento, nesse caso, deve ser feito na “boca do caixa”, o que geralmente significa filas e uma longa espera. No entanto, nem sempre é possível fugir dessa situação. O melhor mesmo é ficar de olho na data de vencimento das contas para evitar atrasos e, consequentemente, a ida ao banco.


RSS por email

Deixe sua opinião “Atualizar Boletos do Banco Itaú

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.