Como Abrir uma Conta Corrente

A Conta Corrente é um serviço bancário bastante utilizado, que serve para movimentar dinheiro. Através dela, o indivíduo pode depositar ou receber determinado montante, que será transformado em crédito junto ao banco. Com esse crédito, é possível fazer saques, realizar pagamentos, comprar com o cartão de débito ou crédito, fazer transferências, entre outros serviços. Em geral, a contratação de um a conta bancária envolve um pacote de serviços, que varia de acordo com as preferências do cliente e disponibilidade do banco em questão.

É claro que todos esses serviços têm um custo, cobrado pelo banco para gerir o dinheiro. Ainda assim, a utilização de uma conta corrente traz facilidades para quem a possui, bem como segurança e tranquilidade. A verdade é que nos dias de hoje não faz muito sentido guardar dinheiro em casa, em baixo do colchão. Cada vez mais, o uso do dinheiro vivo é substituído por transações intermediadas pelo banco. Por isso, é praticamente impossível viver sem recorrer aos serviços bancários associados a uma corrente.

Abrir Conta

Tudo o que você precisa saber antes de abrir uma conta no banco

Como abrir uma Conta Bancária

O primeiro passo para abrir uma conta corrente é escolher o banco. O ideal é comparar os serviços de diferentes instituições, assim como as taxas cobradas por elas. Você também pode utilizar a internet para verificar se existem muitos reclamações contra o banco e se os clientes estão satisfeitos com os serviços prestados.

Após escolher o banco, é necessário ir até uma agência com a documentação necessária. Cada conta corrente está vinculada a uma agência, onde você terá que comparecer para resolver pendências, solicitar serviços ou negociar taxas. Por isso, sugerimos que você opte por uma agência mais próxima de onde reside ou trabalha. É importante lembrar que qualquer pessoa física ou jurídica pode abrir uma conta bancária, independentemente da renda ou condição social.

Na agência, o gerente lhe mostrará as opções com diferentes pacotes de serviços. Nesse momento, é importante analisar com cautela tudo o que é oferecido, os custos envolvidos e as suas necessidades. É inegável que o uso do banco traz facilidades, mas também pode facilitar o endividamento e gastos desnecessários. Tenha em mente que é sua função escolher o melhor custo benefício, negociar taxas menores e ler toda a a documentação com cuidado.

Documentação necessária

Para facilitar o processo e evitar mais de um a ida ao banco, leve todos os documentos necessários quando procurar o gerente para a abertura da conta. Em geral, os bancos precisarão de informações como:

  • Nome completo
  • Filiação
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de renda
  • Sexo
  • Estado civil
  • Nome do cônjuge, quando for o caso
  • Profissão
  • Documento de identificação, como carteira de identidade ou carteira de trabalho
  • CPF

Com a documentação toda em mãos, a conta pode ser aberta no mesmo dia. A última dica é guardar o contrato com o banco em um lugar seguro e que você se lembrará no futuro. Ele é a prova de que você contratou determinado pacote de serviços, dentro das condições estabelecidas.


RSS por email

Deixe sua opinião “Como Abrir uma Conta Corrente

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.