Como Cancelar o Cheque Especial

O cheque especial é uma modalidade de crédito, que fica vinculada à conta bancária do correntista. Com base na renda mensal do cliente, o banco determina um limite que fica pré-aprovado. Quando a pessoa gasta mais do dinheiro do que tem em sua conta, o limite é automaticamente liberado, ou seja, se a pessoa não souber quanto tem na conta, ela gasta dinheiro do cheque especial sem nem perceber. Assim, cada despesa além do saldo real é emprestada pela instituição financeira, que cobra, é claro, uma taxa elevada pelo serviço.

O serviço tem esse nome porque a maior finalidade é ser usado em casos de cheques sem fundos, para evitar que eles voltem. Mas na prática, o cheque especial pode ser usado para qualquer tipo de despesa, seja sacando o valor em um caixa eletrônico, ou fazendo compras com o cartão de débito.

Um Mau Negócio

Se você precisa de dinheiro por causa de alguma situação emergencial, pegar um empréstimo com o banco pode ser uma opção. No entanto, o cheque especial é uma das formas de empréstimo mais caras do mercado. Muitos brasileiros acabam usando o limite pré-aprovado pela praticidade ou até mesmo por não entenderem que se trata de um empréstimo, mas esse hábito é bastante prejudicial para a vida financeira.

Nunca use o limite de cheque especial para fazer compras ou cobrir despesas desnecessárias. Qualquer tipo de empréstimo deve ser evitado ao máximo e só deve ser usado em casos de real emergência.

Regras do Cheque Especial

Ao abrir uma conta corrente, qualquer pessoa tem direito ao cheque especial. Porém, é importante salientar, o cliente pode cancelar o serviço a qualquer momento, sem qualquer tipo de ônus. Ninguém é obrigado a ter o limite de cheque especial disponível na conta. Esse serviço é opcional e isso deve ser informado ao cliente no ato da abertura da conta, mas infelizmente, nem todos os bancos fornecem todas as informações necessárias.

Os bancos costumam ser resistentes ao cancelamento, mas, caso seja a vontade do cliente, não existem argumentos. Ninguém é obrigado a ter acesso a um serviço caro e que não pretende utilizar.

Como Cancelar o Cheque Especial

Cheque Especial

Fuja das armadilhas do Cheque Especial

Para cancelar o seu limite de cheque especial, procure diretamente o gerente responsável pela sua conta bancária. É muito possível que ele tente te convencer a mudar de ideia, falando dos “benefícios” de manter o limite ativo, caso você precise de um dinheiro com urgência, como para cobrir um cheque sem fundos, por exemplo. Mas se você realmente deseja o cancelamento, deve se manter firme. Ele não terá argumentos para que você não cancele se esse for o seu desejo.

Após o cancelamento, exija um protocolo assinado confirmando que o pedido foi feito. Dessa forma, caso alguma cobrança seja feita no futuro, você tem como documentar que solicitou a anulação do serviço. Essa dica serve para qualquer cancelamento relativo a bancos, cartões de crédito, operadoras de telefonia, internet, entre outras. É muito importante guardar os comprovantes de cancelamentos.


RSS por email

Deixe sua opinião “Como Cancelar o Cheque Especial

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.