Como Estornar uma Compra no Débito?

Os cartões de débito são muito usados como forma de pagamento, mas a popularidade não impede que problemas ocorram na hora de pagar.

Recentemente, precisei comprar um lanche enquanto estava de passagem pela Rodoviária Tietê em São Paulo. Depois de digitar minha senha, esperei muito tempo mas a maquininha não finalizou a compra nem emitiu o comprovante. A vendedora então afirmou que o sistema estava lento e, por isso, precisaria passar o cartão de novo. Perguntei sobre a possibilidade de cobrar duas vezes e ela me garantiu que não havia essa possibilidade.

Paguei pelo lanche e fui pegar o meu ônibus. Só em Minas Gerais verifiquei o saldo e percebi que, diferentemente do que a vendedora havia dito, o lanche foi cobrado duas vezes no meu cartão de débito. Você já passou por uma situação semelhante? Por pior que pareça, é possível solicitar o estorno, mesmo que você só perceba depois que o valor foi descontado duas vezes.

Estorno de pagamento no cartão

Veja como solicitar o estorno de pagamentos no cartão

Estorno de Pagamento no Débito Com o Banco

No meu caso, o problema é que eu não tinha como voltar na lanchonete, pois a compra foi feita durante uma viagem. Por isso, optei por solicitar o estorno junto ao banco – minha conta é no Banco do Brasil.

Assim que percebi que o valor havia sido cobrado duas vezes, anotei todas as informações relevantes: valor da compra, nome do estabelecimento comercial e horário. Em seguida, entrei em contato com a Central de Atendimento do Banco do Brasil pelo telefone impresso no verso do cartão Ourocard.

No BB, é preciso seguir pelo menu até falar com o atendente. Só assim é possível solicitar o estorno. Expliquei toda a situação para a atendente e ela verificou que, de fato, havia uma cobrança duplicada. O que chama a atenção quando isso acontece é o valor igual cobrado em sequência. Inclusive, alguns bancos bloqueiam pagamentos desse tipo porque sabem que se trata de uma cobrança indevida.

Após minha solicitação, foi aberta uma contestação. O Banco do Brasil pediu um prazo de 5 dias úteis para averiguar o pedido de estorno. Em 2 dias o dinheiro já havia voltado para a minha conta.

Estorno na Maquininha de Cartão

Se você também pagar duas vezes pela mesma compra, existe uma outra possibilidade de solicitação do estorno. As maquininhas de cartão permitem que a compra seja cancelada pelo estabelecimento comercial desde que os dados do pagamento sejam informados e o cartão passado novamente.

A dica, portanto, é ir até o estabelecimento se você tem essa possibilidade – não era o meu caso. Mostre que o pagamento foi feito duas vezes e solicite o estorno.

Somente nas situações em que você não consegue solicitar o estorno diretamente na loja é que vale a pena fazer o pedido no banco. Como não existem garantias de que o valor será devolvido, pois o resultado depende da análise da instituição financeira, essa alternativa é menos eficaz. Ainda assim, não podemos abrir mão dos nossos direitos. Afinal, ninguém precisa pagar duas vezes por um mesmo produto ou serviço.


RSS por email

Deixe sua opinião “Como Estornar uma Compra no Débito?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.