Como Fazer um DOC?

Transferir dinheiro entre contas do mesmo banco é muito fácil, mas como você faz para passar dinheiro para uma pessoa que é correntista de um banco diferente do seu? A solução mais simples é usar um dos serviços de transferência eletrônica: DOC ou TED. Hoje falaremos um pouco mais sobre o primeiro.

O que é DOC?

A sigla DOC significa Documento de Ordem de Crédito. Ele funciona mais ou menos como um cheque: você dá a ordem de pagamento e o banco é responsável pela compensação. De acordo com a Wikipedia:

DOC é uma transação financeira na qual os correntistas de bancos brasileiros fazem transferências interbancárias de valores. Por norma do Banco Central o valor do DOC deve ser inferior a R$ 4.999,99. O DOC, assim como a TED, pode ser do tipo D (entre contas de mesmo titular) ou do tipo C (entre contas de diferentes titulares).

Assim, é importante destacar que há um limite máximo de transferência por DOC. Montantes superiores a R$ 4.999,99 devem ser transferidos via TED.

Como Transferir?

Para fazer um DOC, é necessário que você tenha em mãos todos os dados do destinatário: nome completo, CPF ou CNPJ, agência bancária e número da conta. Caso algumas dessas informações esteja errada, o valor poderá ser devolvido.

DOC

DOC

Com os dados em mãos, você terá a possibilidade de fazer o DOC diretamente no guichê de atendimento da agência bancária, pela internet ou nos terminais de autoatendimento. Basta selecionar a opção desejada, informar o que for solicitado sobre o beneficiário e confirmar a transação.

Cumpre ressaltar que a transferência passará pelo sistema de compensação do banco e só cairá na conta do beneficiário no primeiro dia útil após a ordem de crédito.


RSS por email

Deixe sua opinião “Como Fazer um DOC?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.