Conta Corrente e Conta Poupança – Diferenças

Ter uma conta em banco tem se tornado cada vez mais necessário. As movimentações através dos bancos favorece o usuário em diversas ocasiões. Um bom exemplo são as transferências de dinheiro. É bem mais fácil transferir um dinheiro para outra conta, ao invés de pagar pessoalmente. As contas bancárias também facilitam as vendas à distância, além de permitirem que você pague suas contas na internet, sem precisar enfrentar filas nas agências bancárias ou casas lotéricas.

Mas mesmo com tantas informações sobre contas bancárias e sendo muito comum o seu uso atualmente, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o seu funcionamento. Uma das dúvidas recorrentes é a diferença entre conta corrente e conta poupança. Elas têm funções diferentes, e é o que veremos a seguir.

Conta Corrente

Seguindo as definições mais comuns, como aquelas dadas em dicionários, conta corrente é o tipo de afiliação bancária em que pessoas físicas ou jurídicas recebem crédito no banco mediante depósito, podendo fazer uso posterior deste crédito, bem como de outros serviços como cheques, cartões, saques, depósitos e outras movimentações financeiras disponíveis de acordo com o contrato.

A conta corrente tem uma cobrança por uma cesta de serviços, mas hoje em dia já é possível abrir contas eletrônicas, que são isentas de qualquer cobrança, pois os seus serviços são exclusivamente através de internet, telefone e caixas eletrônicos.

Na conta corrente não há rendimento do dinheiro depositado.

Conta Poupança

As contas poupança ou cadernetas de poupança, como também são chamadas, são investimentos de baixíssimo risco (se investido em uma instituição de confiança), mas também de baixa rentabilidade, onde o principal objetivo é captar recursos para uso futuro,  sendo o modelo de investimento mais acessível e difundido entre os usuários de bancos. A rentabilidade é mensal, com juros baixos, mas com o mínimo de 0,5% ao mês. Para quem não gosta de correr riscos e não se importa com a baixa rentabilidade, a conta poupança é a melhor forma de guardar dinheiro.

A Diferença entre Conta Corrente e Conta Poupança

Poupança

O cofrinho é o símbolo da Conta Poupança

Com as definições acima, é possível entender bem a diferença entre as duas modalidades de afiliação bancária, já que, a conta corrente não oferece a possibilidade de render juros, exceto quando o banco oferece poupança automática dos rendimentos. O interesse na conta corrente, então, é o de receber depósitos e realizar pagamentos do dia-a-dia, atualmente permitindo as transações por cartões, caixas automáticos, internet, telefone etc. O da poupança, por sua vez, é o de investimentos.

Escolher qual a melhor opção varia da necessidade de cada um. O ideal é procurar uma instituição de confiança (se for a primeira vez, converse com amigos) e procure um gerente. Ele é uma pessoa capacitada para avaliar sua situação e oferecer a melhor forma opção para seu caso.

Muitos bancos oferecem a possibilidade de uma conta poupança atrelada à conta corrente, sem nenhuma cobrança a mais. É uma opção interessante, já que você pode utilizar todos os serviços da conta corrente e, sempre que sobrar um dinheirinho para poupar, você já transfere para a conta poupança atrelada.


RSS por email

4 Comentários em “Conta Corrente e Conta Poupança – Diferenças

  1. serginho disse em 01/07/2010 às 18:35:

    quero abrir uma conta! sei as definições mas ainda ñ sei qual a melhor opção, qual será?

    • admin disse em 03/07/2010 às 19:25:

      O ideal, Serginho, é encaminhar a uma agencia de um banco de sua preferência e conversar com o gerente. Ele pode avaliar seu perfil e orientar qual a melhor opção, se conta corrente ou caderneta de poupança.

  2. Tamyrys Gusmão disse em 13/09/2012 às 21:17:

    Desejo abrir uma pequena empresa,mas não sei qual a melhor opção para mim,se é a poupança ou a conta corrente. O que vocês me indicariam?

    • Crédito e Débito disse em 14/09/2012 às 11:34:

      Tamyres, possivelmente a conta corrente. A poupança é mais uma forma de guardar dinheiro com algum rendimento do que uma forma de movimentá-lo. Imagino que precisará de cheques cartões e movimentação constante. Nesse caso, o melhor mesmo é a conta corrente.
      Detalhe é que você pode ter os dois sem custo adicional.

Deixe sua opinião “Conta Corrente e Conta Poupança – Diferenças

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.