Conta Eletrônica

Como seria bom ter uma conta bancária sem cobrança de tarifas, não é mesmo? Por incrível que pareça, esse sonho já é uma realidade no Brasil desde o início de 2011. Uma medida criada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou aos bancos a oferta de um conta eletrônica, completamente gratuita.

Como funciona a Conta Eletrônica

Para que seja gratuita, a conta eletrônica só pode ser movimentada através de meios eletrônicos, como internet, celular e caixas eletrônicos. Dessa forma, o cliente pode fazer vários tipos de transação bancária sem nenhuma cobrança pelos serviços. Como todos sabem, tarifas são cobradas pelo banco para cada operação realizada. Por isso, as contas eletrônicas podem representar uma grande vantagem para os clientes.

Isso não quer dizer que o usuário de uma conta eletrônica está impedido de utilizar outros serviços bancários, como os guichês de atendimento. Nesse caso, os bancos podem cobrar a tarifa correspondente ao serviço. Quem já possui uma conta bancária, pode aderir ao serviço eletrônico sem taxa de adesão. No entanto, para novos clientes, fica autorizada a cobrança para cadastro. A partir daí, nenhuma outra taxa será cobrada.

Conta Eletrônica

Como ter uma conta bancária sem custos

Vantagens da Conta Eletrônica

A primeira vantagem que se destaca é a gratuidade dos serviços bancários. Mas existem outros benefícios para esse tipo de conta:

  • É cada vez mais difícil irmos a uma agência bancária para resolver problemas ou contratar serviços. Quem quase não utiliza o atendimento pessoal pode ser beneficiado pela adesão a uma conta eletrônica, sem custos;
  • A conta eletrônica possibilita um maior acesso aos serviços bancários, pois torna mais barato e prático possuir uma conta bancária;
  • Mesmo com a conta eletrônica, é possível utilizar outros serviços oferecidos pelo banco. Dessa forma, o cliente só paga por aquilo que utilizar.

Fazer uma Conta Eletrônica

A determinação do CMN não obriga os bancos a oferecerem esse tipo de serviço, mas muitas empresas já disponibilizam a conta eletrônica para os seus clientes. Procure o seu banco para saber se o serviço está disponível e solicite a adesão a uma conta eletrônica.


RSS por email

Deixe sua opinião “Conta Eletrônica

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.