Conta Salário

Você sabe o que é a “conta-salário”? Trata-se de um tipo especial de conta bancária, que serve apenas para o recebimento de salários, proventos, soldos, vencimentos, aposentadorias ou pensões. Com a conta-salário não é possível receber outros depósitos que não os de alguma fonte pagadora. Além disso, a conta não pode ser movimentada através de cheques.

Esse tipo de conta é ideal para quem não recebe o salário ou outros proventos diretamente na conta corrente, pois com ela é possível transferir os recebimentos para outra conta, diferente da criada pelo empregador, sem pagar qualquer tarifa por isso. Se você receber sua aposentadoria, por exemplo, através de uma conta-salário, poderá transferir todo o valor recebido para sua conta corrente usual sem nenhum custo.

Ausência de tarifas

Conta Salário

Conta Salário

Além da transferência de recursos para outras instituições financeiras, outras movimentações na conta-salário não podem ser cobradas. É preciso lembrar, no entanto, que a transferência só fica isenta de tarifa se corresponder ao valor total recebido. Casos de transferência com valor inferior ao total poderão ser cobrados, que mesmo que feitos uma única vez.

 

Veja as outras tarifas que não poderão ser cobradas em uma conta salário:

  • Fornecimento de cartão magnético para movimentação da conta, com exceção aos casos de reposição por perda, roubo ou danificação;
  • Realização de até 5 saques mensais;
  • Pelo menos 2 consultas mensais ao saldo da conta, seja em caixas eletrônicos ou diretamente no guichê do banco;
  • Acesso ao mínimo de 2 extratos, discriminando todas as movimentações realizadas no último mês;
  • Taxa de manutenção da conta, mesmo quando não houver movimentação.

Obrigatoriedade da conta-salário

No caso de servidores e funcionários públicos, o uso da conta-salário passará a ser obrigatório a partir de 2 janeiro de 2012. Até essa data, os pagamentos poderão ser realizados através de contas comuns, desde que não sejam cobradas a emissão de cartão magnético, transferência total ou parcial para outras instituições financeiras e saques. Já para funcionários da iniciativa privada, a adoção da conta-salário é obrigatória desde janeiro de 2009.

Como fazer

Não cabe ao empregado decidir pela abertura de uma conta-salário para que receba seu soldo mensal. Apenas o empregador pode abrir uma conta-salário para os seus funcionário. Para tanto, é necessário que se firme um convênio ou contrato entre a empresa e o banco.

RSS por email

Deixe sua opinião “Conta Salário

Regras para comentar

Todos os comentários do blog são moderados e poderão não ser aceitos ou respondidos se não cumprirem as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. O blog Crédito e Débito não responde por nenhuma empresa, portanto, não pergunte sobre suporte ou solicite propostas.
  3. Não faça propaganda nos comentários.
  4. Comentários mal escritos, contendo erros de português, deselegantes, com palavras de baixo calão, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais pois eles estarão vulneráveis.