Entenda seu Extrato Bancário

Para quem não sabe, o extrato bancário é um resumo das movimentações bancárias de uma conta corrente. Dito de outro modo, o documento traz informações sobre as transações realizadas em determinado período, no que diz respeito à entradas e saídas de dinheiro. Dessa forma, o extrato discriminará depósitos de salário, saques, pagamentos, transferências e outras movimentações ocorridas. O extrato também mostra o seu saldo atual, bem como o limite de cheque especial disponível (caso tenha esse serviço vinculado à sua conta corrente).

Tipos de Extrato

A solicitação do extrato pode ser feita pelo cliente a qualquer momento, lembrando que os bancos costumam cobrar pelo demonstrativo. Para tanto, você pode recorrer ao caixa eletrônico, internet, telefone ou diretamente na agência bancária. Também é comum que o banco envie um extrato mensal através dos correios, constando todas as movimentações realizadas naquele mês.

  • Extrato comum é o demonstrativo solicitado pelo cliente, referente a um determinado período, que pode ser consultado a qualquer momento em caixas eletrônicos. O pacote de serviços vinculado a uma conta corrente costuma limitar o número de extratos impressos por mês, havendo cobrança quando esse limite é ultrapassado.
  • Extrato mensal consolidado é a versão impressa com todas as transações mensais realizadas. Em geral, o cliente pode escolher se deseja receber esse demonstrativo ou não, mas em alguns casos é necessário solicitar o serviço junto ao gerente.
  • Extrato anual consolidado é um demonstrativo com as movimentações realizadas pelo clientes durante o ano, com todas as taxas cobradas. O envio desse tipo de extrato é obrigatório e não pode ser cobrado.

Entenda o Demonstrativo

Demonstrativo do Banco

Exemplo de Extrato Bancário

Como no exemplo, as informações apresentadas virão em ordem crescente, de acordo com as datas de cada movimentação. Isso quer dizer que no topo do extrato estarão as transações mais antiga e na parte inferior estarão os dados recentes. Assim, o saldo inicial de sua conta período estará no começo do extrato e a o saldo atual estará abaixo. É importante não confundir as informações, achando que possui mais dinheiro na conta do que tem na verdade. Como os banco costumam incluir no extrato o saldo do cheque especial, você deve ficar atento para não pensar que esse valor faz parte do seu saldo real.

Algumas informações podem aparecer através de siglas. Nem sempre há um padrão para elas, o que pode causar confusão. Se você não estiver certo sobre o que significa cada sigla, procure o gerente para que ele lhe explique cada dado do demonstrativo.

Os encargos e taxas cobradas também constarão no extrato. Fique atento para saber se os valores cobrados estão de acordo com o seu pacote de serviços. Qualquer dúvida sobre o demonstrativo deve ser tirada no banco. Se houver alguma informação indevida no demostrativo, não deixe de procurar o gerente da sua conta para evitar dores de cabeça futura. Lembre-se que o  extrato é um documento importante, que deve ser tratado com o devido cuidado.

RSS por email

Deixe sua opinião “Entenda seu Extrato Bancário

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.