Extrato do Banco do Brasil

Nem sempre damos a devida atenção ao extrato bancário, mas esse documento tem muito importância, sobretudo na hora de controlar as finanças. É no extrato que encontramos informações sobre todas as movimentações realizadas na conta.

Assim, é possível saber quais foram as entradas e saídas de dinheiro em um determinado mês, por exemplo, possibilitando um maior conhecimento da vida financeira. Sempre analise este documento a fim de entender qual sua rotina de gastos. Somente conhecendo de onde seu dinheiro vem e para onde vai é possível encontrar equilíbrio financeiro para se ver livre de dívidas ou investir no futuro.

Tipos de Extrato Bancário

Na prática, o extrato funciona como um resumo de todas as suas movimentações bancárias. Ele se refere a um período determinado, que pode ser um ou mais meses, apenas alguns dias ou uma versão anual. Os bancos geralmente permitem que o cliente escolha o período para emissão do extrato, havendo também os extratos consolidados para determinados períodos. Veja os tipos:

Extrato Comum: O extrato comum é o mais usual, aquele que geralmente consultamos rapidamente pela internet ou nos caixas eletrônicos. Essa versão fica disponível sempre que o cliente desejar conhecer as movimentações bancárias de determinado período. A cobrança por esse tipo de demonstrativo vai depender muito do seu pacote de serviços e do banco escolhido. Para canais eletrônicos, vistos em tela, ela não tem custo.

Extrato Mensal Consolidado: O extrato mensal consolidado é uma versão impressa que conta com todas as movimentações bancárias realizadas em um mês. Antigamente era mais comum que os bancos enviassem esse demonstrativo impresso aos clientes todos os meses. No entanto, esse envio não é obrigatório e a instituição financeira poderá cobrar caso o cliente queria receber o extrato mensal.

Extrato Anual Consolidado: O extrato anual consolidado funciona como o mensal, variando apenas o período em análise, que é de 1 ano. Além dessa diferença, há também o fato de que a emissão do extrato anual é obrigatória, ou seja, o banco deve enviar o demonstrativo sem custos ao cliente a cada 12 meses.

Importante: o Banco Central determina que alguns serviços bancários básicos não podem ser cobrados. Com relação aos extratos, o banco fica obrigado a emitir dois extratos comuns por mês totalmente isentos de tarifas, a serem solicitados via terminais eletrônicos. O extrato mensal consolidado também é obrigatório e gratuito de acordo com as regras do Bacen.

Extrato de Conta no Banco do Brasil

O Banco do Brasil é um dos principais bancos do país e segue todas essas regras mencionadas acima. Isso significa que os cliente do BB podem solicitar qualquer um dos tipos de extrato utilizando os meios disponibilizados: telefone, internet banking, caixas eletrônicos e aplicativo para dispositivo móvel. A consulta fica disponível ao cliente sempre que ele assim desejar. De modo geral, o extrato emitido é de fácil entendimento. Veja o modelo tomado pelo aplicativo:

Extrato Banco do Brasil

Extrato Banco do Brasil

Na imagem podemos observar que o extrato apresenta na coluna mais à esquerda o dia em que a transação foi realizada; em seguida uma descrição da movimentação; e à direita o valor. As cores vermelho e azul são usadas para indicar débitos e saldos positivos. Se o dono da conta tivesse recebido um depósito, por exemplo, ele apareceria em azul. As letras C e D servem para o mesmo fim, ou seja, o C indica crédito e o D débito. Na última linha vemos o saldo atual, de R$832,10.

Outras Informações Importantes

No extrato do Banco do Brasil também encontramos outras informações essenciais como:

  • Valor do cheque especial (se for o caso);
  • Cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras);
  • Cobrança de TAR ou TRF (tarifa mensal de serviços);
  • Limite disponível no BOMPRATODOS (empréstimo pré-aprovado);
  • Data de débito de juros;
  • Saldo disponível com o acréscimo do cheque especial.

Observe no outro modelo mais recente:

Informações Adicionais

Informações Adicionais

Todas essas informações adicionais devem ser observadas com muita atenção, pois elas indicam os gastos que você tem com tarifas, juros e outros serviços. Também é fundamental notar a diferença entre o saldo disponível com e sem o limite do cheque especial.

A informação de “saldo disponível” já somada com o limite de crédito pode confundir, fazendo com que o cliente utilize o valor sem perceber. O que recomendamos em relação a análise do extrato, no Banco do Brasil ou em qualquer banco, é bastante cuidado. Em caso de dúvida, vale a pena conversar diretamente com o gerente para saná-las.


RSS por email

2 Comentários em “Extrato do Banco do Brasil

  1. SIMONE disse em 12/12/2016 às 14:37:

    Boa Tarde,por favor gostaria de saber o que significa no debito essa silga (BB RF CP AUTOMATICO)?

    • Crédito e Débito disse em 21/12/2016 às 12:11:

      Simone, isso se refere a aplicação em renda fixa.

Deixe sua opinião “Extrato do Banco do Brasil

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.