O Que Fazer Se o Dinheiro Não Sair do Caixa Eletrônico?

O saque é uma das poucas transações que ainda obriga o cliente a ir até uma agência ou caixa eletrônico.  Por isso, praticamente todas as pessoas que têm uma conta bancária já realizaram uma retirada no terminal de autoatendimento. De modo geral, o procedimento é simples, mas ainda assim, pode ocorrer algum problema.

Por se tratarem de máquinas, os caixas estão suscetíveis a erros, defeitos e travamentos. Quando isso acontece, o cliente pode ter dificuldades para sacar o valor desejado e em alguns casos, não ter sucesso ao realizar uma transação, por diversos motivos.

Algo bastante recorrente é a não liberação do valor solicitado. Isso pode acontecer devido a falta de notas no terminal ou algum tipo de falha no sistema usado pelo banco. Além disso, pode ser que o cliente receba o comprovante da transação sem ter retirado nenhum valor do caixa eletrônico.

Fato é que as transações incompletas deixam clientes muito insatisfeitos. Na tentativa de solucionar o problema, eles recorrem aos órgãos de proteção ao consumidor que já registra essa modalidade de reclamação como uma das mais recorrentes.

Se você já passou por esse tipo de situação, sabe bem o quanto ela é constrangedora. Se ainda não teve essa experiência sinta-se aliviado, mas fique também fique atento aos procedimentos necessários para sanar esse problema, sem causar prejuízos ao seu bolso.

Saiba o que fazer quando acontece algum problema na hora de sacar dinheiro no caixa eletrônico

Meu dinheiro não sai do caixa eletrônico, e agora?

O Dinheiro Não Saiu do Caixa Eletrônico. E Agora?

Sempre que efetuada uma movimentação bancária é importante ficar atento aos dados fornecidos e ao comprovante da transação. É que esses dois fatores garantem uma operação realizada de maneira correta.  Se o caixa eletrônico travar depois da solicitação do saque ou entregar somente parte do valor solicitado é preciso verificar, na hora, se a quantia foi debitada de sua conta.

A recomendação é sempre procurar por outro caixa eletrônico para consultar o extrato. Se você tem acesso ao banco pelo celular, fica ainda mais simples fazer a consulta imediatamente. Caso o dinheiro não tenha sido descontado o problema é bem menor, porém, a coisa se complica se o valor foi debitado e você não recebeu as notas. Nessas situações, o mais importante é fazer uma queixa formal.

Como fazer uma queixa formal

Quando o caixa eletrônico está dentro de uma agência e o saque é feito em horário comercial, a dica é procurar um atendente o mais rápido o possível junto com o comprovante da operação. Desta forma, um funcionário do banco poderá dar início ao processo de estorno para reaver o saque e o quanto antes.

Caso a transação tenha sido realizada fora do horário de funcionamento do banco, em uma agência, basta retornar a instituição durante o expediente, com um comprovante em mãos e procurar por um funcionário para reaver o prejuízo junto ao banco.  Você também pode solicitar a ajuda de um vigia, pois eles normalmente são instruídos para atender os clientes para iniciar o mesmo procedimento.

Na falta de um atendente, o mais importante é ligar imediatamente para o 0800 do seu banco para fazer a reclamação. Lembre-se de anotar o número do protocolo de atendimento, pois esse será um comprovante de que você entrou em contato e reclamou do problema. Caso o telefone não funcione ou você não conseguir falar com o atendente, a outra opção é reclamar diretamente com o Banco Central no telefone: 0800 979 2345.

Em último caso, a alternativa é procurar uma delegacia para fazer um boletim de ocorrência. O ideal é que você tenha um documento que ateste que no momento em que o saque não foi finalizado você efetivou uma reclamação. Sem qualquer comprovante do problema, mesmo com a presença de testemunhas, os órgãos de proteção ao consumidor terão dificuldades para resolver a questão. Comprovantes de saque, protocolos de reclamação e o Boletim de Ocorrência feito pela polícia são os melhores documentos para servirem de prova nessa situação.

Importante: segundo o Decreto 6523/2008 da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os bancos tem o prazo de até 5 dias úteis para solucionar o problema e devolver o dinheiro para o cliente. Se esse prazo não for cumprido, procure o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) de sua cidade com todos os comprovantes em mãos para tentar uma conciliação com a instituição financeira.


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1 Comentário em “O Que Fazer Se o Dinheiro Não Sair do Caixa Eletrônico?

  1. barbara monique araujo disse em 05/04/2017 às 11:57:

    era noite fui retirar meu salario do banco e a maquina ficou 3 minutos contando o dinheiro mas nao liberou nada eu fiquei sem meu salario, fiz reclamaçao mas nao resolveu nada, fiquei no prejuizo
    tireiextrato mas consta que o dinheiro foi entregue

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