O Que Fazer Se o Dinheiro Não Saiu no Caixa Eletrônico?

O saque é uma das poucas transações que ainda obriga o cliente a ir até uma agência ou caixa eletrônico.  Por isso, praticamente todas as pessoas que têm uma conta bancária já realizaram um retirada no terminal de autoatendimento. De modo geral, o procedimento é simples, mas problemas podem ocorrer. Por serem máquinas, os caixas estão suscetíveis a erros, defeitos e travamentos.

Quando isso acontece, o cliente pode ter dificuldades para sacar o valor desejado.

Algo bastante recorrente é a não liberação do valor solicitado. Isso pode acontecer por diferentes razões, como a falta de notas no terminal ou algum tipo de falha no sistema usado pelo banco. Segundo os órgãos de proteção ao consumidor, essa é uma das principais queixas de consumidores que tiveram problemas com o caixa eletrônico.

Você já passou por esse tipo de situação? O que fazer quando isso acontece? Hoje vamos tentar esclarecer quais são as melhores maneiras de resolver o problema sem prejuízos para o seu bolso.

Saiba o que fazer quando acontece algum problema na hora de sacar dinheiro no caixa eletrônico

Saiba o que fazer quando acontece algum problema na hora de sacar dinheiro no caixa eletrônico

Problemas ao Sacar Dinheiro no Caixa Eletrônico

Se o caixa eletrônico travar depois da solicitação do saque ou entregar somente parte do valor solicitado, é preciso verificar na hora se a quantia foi debitada de sua conta. Procure outro caixa eletrônico para consultar o extrato. Se você tem acesso ao banco pelo celular, fica ainda mais simples fazer a consulta imediatamente.

Caso o dinheiro não tenha sido descontado o problema é bem menor, porém a coisa se complica se o valor foi debitado e você não recebeu as notas. Nessas situações, o mais importante é fazer uma queixa formal. Quando o caixa eletrônico está dentro de uma agência e a retirada é feito em horário comercial, a dica é procurar um atendente o mais rápido o possível. Você também pode solicitar a ajuda de um vigia, pois eles normalmente são instruídos para atender os clientes.

Na falta de um atendente, o mais importante é ligar imediatamente para o 0800 do seu banco para fazer a reclamação. Lembre-se de anotar o número do protocolo de atendimento, pois esse será um comprovante de que você entrou em contato e reclamou do problema. Caso o telefone não funcione ou você não conseguir falar com o atendente, a outra opção é reclamar diretamente com o Banco Central no telefone: 0800 979 2345.

Em último caso, a alternativa é procurar uma delegacia para fazer um boletim de ocorrência. O ideal é que você tenha um documento que ateste que no momento em que o saque não foi finalizado você efetivou uma reclamação. Sem qualquer comprovante do problema, mesmo com a presença de testemunhas, os órgãos de proteção ao consumidor terão dificuldades para resolver a questão. Comprovantes de saque, protocolos de reclamação e o BO feito pela polícia são os melhores documentos.

Importante: segundo o Decreto 6523/2008 da Febraban, os bancos tem o prazo de até 5 dias úteis para solucionar o problema e devolver o dinheiro para o cliente. Se esse prazo não for cumprido, procure o Procon de sua cidade com todos os comprovantes em mãos para tentar uma conciliação com a instituição financeira.


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1 Comentário em “O Que Fazer Se o Dinheiro Não Saiu no Caixa Eletrônico?

  1. barbara monique araujo disse em 05/04/2017 às 11:57:

    era noite fui retirar meu salario do banco e a maquina ficou 3 minutos contando o dinheiro mas nao liberou nada eu fiquei sem meu salario, fiz reclamaçao mas nao resolveu nada, fiquei no prejuizo
    tireiextrato mas consta que o dinheiro foi entregue

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