O que é IBAN?

Quem já está acostumado a fazer transferências bancárias internacionais, já deve ter ouvido falar nesse nome. Mas quem nunca fez este tipo de transação e agora precisa fazer uma transferência para outro país, ou receber algum valor, vai precisar saber o que significa a sigla IBAN.

Pois bem, IBAN é o Número Internacional de Conta Bancária, ou seja, um número que identifica sua conta, indicando o país, o banco e a conta. Essa identificação facilita as transações internacionais. A sigla IBAN vem do nome em inglês, International Bank Account Number. O padrão é registrado na Society for Worldwide International Financial Telecommunication, conhecida como SWIFT, cujo código anterior era também muito utilizado em transações bancárias. Já falamos sobre os códigos SWIFT em outras oportunidades no blog.

IBAN

Saiba o que é o IBAN

Essa identificação foi regulamentada pelo Banco Central na Circular Nº 3.625, em 14 de fevereiro de 2013. E desde julho de 2013, os bancos estão obrigados a informar o IBAN a seus clientes, a fim de receber e realizar transações utilizando essa forma de identificação.

Como Saber o IBAN do meu Banco

Para saber sua identificação por IBAN, você tem que entrar em contato com o seu banco. É uma identificação formada por 29 caracteres. Contas do Brasil sempre começam com BR, que indica o país de origem da conta.

Veja aqui o guia detalhado das Diretrizes de Implementação do IBAN para o Brasil, regulamentado pelo Banco Central, ou, para mais informações, entre em contato com o Banco Central pelo email iban@bcb.gov.br


RSS por email

Deixe sua opinião “O que é IBAN?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.