Cartão de Loja, Vale a Pena?

Acredito que todos já passaram pela seguinte situação: “Você entra em uma loja de roupas para dar uma olhada e, logo ao passar pela porta, tem um vendedor oferecendo o cartão da loja, dizendo que ele trará muitos benefícios para o cliente”. Essa cena é bem rotineira e muitos estabelecimentos oferecem cartões próprios para seus clientes. Há quem ame esses cartões, e anda com vários diferentes na carteira. Muitas vezes, quando vai até a loja para fazer uma compra, até esquece que já tem aquele cartão.

Mas nem todos aceitam logo a oferta do vendedor, pois ficam em dúvida se realmente vale a pena fazer um cartão de loja. Para acabar de vez com essa dúvida, fizemos este post.

Cartão de Loja: Vale a Pena?

Para ser bem categórico e direto, NÃO, não vale a pena ter um cartão de loja.

Acredita-se que estes cartões funcionam como cartões de crédito, mas apenas uma parte dos cartões oferecidos por lojas ou grandes redes podem funcionar como crédito e agregar algum benefício ao cartão. Na maioria das vezes, estes cartões têm somente dois objetivos, que são:

  1. são instrumentos de fidelização do cliente – pois assim o cliente terá de voltar à loja para quitar seus débitos e poderá comprar mais, além de criar a falsa impressão de que adquirir produtos pagando com o cartão é mais vantajoso do que comprar em outra loja;
  2. servem como uma forma de emprestar dinheiro ao consumidor, pois por trás das informações de 10 vezes sem juros, estão embutidos valores além da mercadoria.

Por Que Muitas Pessoas Fazem?

Cartão CeA

Cartão C&A: Um exemplo de cartão de fidelidade

Sob o argumento da conveniência, muitas das vezes somos induzidos pelas grandes redes a aceitar estes cartões. Mas na verdade, sempre há várias cláusulas confusas que não são bem explicadas ao consumidor na hora da aquisição. Em muitos casos, temos que perceber que a vantagem de ser livre de anuidades, acaba por se tornar em desvantagem, dada a tarifa gerada a cada nova fatura. Será que vale a pena pagar 3,99 a cada mês para ficar livre de anuidades?

Além disso, é como foi dito acima: esses cartões, na maioria da vezes, só pode ser usado para fazer compras naquela loja específica, o que induz o consumidor a fazer outros cartões de loja e talvez um cartão de crédito também. o risco de se endividar aumenta, já que você terá várias faturas para pagar. Se você deseja as vantagens de um cartão de crédito, talvez seja melhor ter somente um, que possa ser usado em vários estabelecimentos, concentrando todos os gastos em uma só fatura.

A Associação Proteste também é contra estes cartões, então, fiquem atentos, apenas façam um cartão de loja se este for mesmo muito vantajoso e sempre analise com cuidado os termos e taxas extras que o cartão possa gerar.


RSS por email

Deixe sua opinião “Cartão de Loja, Vale a Pena?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.