Cartões de Crédito Diferenciados

De acordo com a resolução 3.919 do Banco Central, entraram em vigor a partir de 1º de junho de 2011 as novas regras do cartão, que organizam o sistema de cobrança de tarifas pela oferta de serviços bancários. As normas estabelecem, entre outras obrigatoriedades, o oferecimento de dois tipos distintos de cartão de crédito. O cartão de crédito básico, específico para pagamento de compras e contas, com custo mínimo e sem vínculo com qualquer programa de benefícios ou recompensas. Falaremos agora da outra modalidade, o cartão de crédito diferenciado.

TAM Fidelidade

Itaucard TAM Fidelidade: Um cartão diferenciado

Os cartões de crédito diferenciados são ideais para as pessoas que utilizam programas de recompensas como aquisição de passagens aéreas através da troca de milhas, por exemplo, além de outros serviços como seguros de viagens, perda e roubo, descontos em eventos, sendo necessária a concordância do cliente no momento da aquisição do cartão.

Os benefícios e/ou recompensas devem ser listados pela emissora do cartão, assim como as taxas cobradas por cada um deles. A cobrança de anuidade deve ser especificada como “anuidade diferenciada” e deve estar de acordo com o número de serviços oferecidos.

A divisão dos cartões feita pelo Banco Central busca facilitar a utilização e diminuir os custos do crédito oferecido pelas administradoras de cartão de crédito, possibilitando ao cliente que não utiliza os programas de fidelidade e benefícios oferecidos pelos bancos e ainda esclarecer as dúvidas daqueles que utilizam serviços especiais e não sabem o quanto pagam por isso.

Esta resolução é válida para cartões solicitados a partir do dia 1º de junho de 2011. Os demais contratos têm um prazo até 2012 para estarem de acordo com estas normas.

Caso você tenha alguma dúvida a respeito dos custos de seu cartão, entre no site do banco que emitiu seu cartão de crédito e procure o link de serviços e tarifas.


RSS por email

Deixe sua opinião “Cartões de Crédito Diferenciados

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.