Clonagem de cartão de crédito

Comprar com o cartão de crédito está cada vez mais fácil, mas esta facilidade pode trazer dor de cabeça. O número de cartões clonados cresce todos os anos e todo cuidado é pouco quando se trata do seu dinheiro.

Cartão clonado

Golpistas do mundo inteiro conseguem reproduzir cópias de um cartão de crédito. As tarjas magnéticas podem ser “clonadas” com o uso de um aparelho, chamado de “chupa-cabras”. Nesse tipo de fraude, o golpista substitui uma leitora de cartões comum por outra que possa gravar as trilhas magnéticas. Depois, este código é repassado para um outro cartão, que pode ser igual ao original ou não. Esse tipo de operação foi dificultado pelo uso de cartões com chip.

As compras pela internet facilitam as fraudes, pois não há necessidade de um cartão real, mas apenas das informações contidas nele. Com o como número do cartão, a data de validade e o código de segurança, é possível comprar em nome de qualquer pessoa. Essas informações podem ser obtidas pelos criminosos através de programas maliciosos, comuns em e-mails falsos. Por isso, é importante estar sempre atento.

Como evitar a clonagem de cartões

Algumas dicas simples diminuem os ricos de ter o seu cartão clonado:

  • Na hora de pagar, não deixe que o atendente leve o cartão para longe da sua vista. As lojas são orientadas a fazer todas as transações na frente do cliente. Fique de olho.
  • Jamais passe qualquer informação sobre o seu cartão pelo telefone, mesmo que a ligação recebida seja do banco.
  • Atenção aos e-mails. Muitas fraudes começam com e-mails falsos, que instalam em seu computador programas para roubo de dados e senhas. Não abra mensagens de desconhecidos e desconfie sempre de grandes promessas. Lembre-se: bancos, receita federal ou outras instituições não solicitam informações pessoais por e-mail.
  • Ao comprar pela internet, verifique se o site é confiável e acompanhe cada passo da transação.
  • Ao usar o caixa eletrônico, também é preciso ficar atento. É preciso sempre repetir: nunca aceite ajuda de estranhos. Em caso de problemas com a máquina, acione imediatamente o banco.
Cartão clonado

Cartão clonado

 

Oque fazer?

Se o seu cartão já foi clonado, não entre em pânico.

  • Se perceber em sua fatura a cobrança de compras que você não fez, avise imediatamente a administradora do seu cartão, para que o mesmo seja bloqueado.
  • Quando ligar solicitando o bloqueio, anote o número de protocolo da ligação e peça uma confirmação (por fax) do cancelamento. Isso evita problemas futuros com a administradora.
  • Em seguida, vá a uma delegacia e faça um Boletim de Ocorrência, registrando o crime.
  • A administradora do cartão é responsável por investigar a clonagem e comunicar ao cliente o que está acontecendo. A empresa também deve acionar a polícia, para que o crime seja apurado.
  • Caso  você já tenha pago as compras feitas com o cartão clonado, deverá receber o valor gasto, com as devidas correções.
  • Se a fatura ainda não foi paga, você não poderá ser cobrado por compras que ele não realizou.
  • A regra é simples: se não comprou, você não tem obrigação de pagar. Em nenhuma hipótese o cliente pode ser responsabilizado por essas compras realizadas por terceiros. Lembre-se: é obrigação da administradora do cartão oferecer um serviço completamente seguro.

 

RSS por email

1 Comentário em “Clonagem de cartão de crédito

  1. Vitor disse em 07/06/2011 às 15:34:

    A operadora do cartão não oferece nenhum tipo de sistema de segurança contra compras inedoneas efetuadas com cartão de credito na internet.

    Inacreditavelmente não são cruazadas nem informações como se o nome que foi fornecedido como sendo do cartão é realmente dele.

    Só é conferido o numero do card, o codigo de segurança e se tem limite, de resto nada é conferido.

    Quem sempre assume o prejuiso é o logista, por isso a operadora não quer saber de investir em segurança.

    Com isso, aliado a impunidade de crimes em nosso pais e a cultura do povo brasileiro de aproveitador, acaba sendo oferecido um cenario totalmente favoravel a pessoas inescrupulosas em busca de lesar empresas que estão tentando trabalhar direoto.

Deixe sua opinião “Clonagem de cartão de crédito

Regras para comentar

Todos os comentários do blog são moderados e poderão não ser aceitos ou respondidos se não cumprirem as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. O blog Crédito e Débito não responde por nenhuma empresa, portanto, não pergunte sobre suporte ou solicite propostas.
  3. Não faça propaganda nos comentários.
  4. Comentários mal escritos, contendo erros de português, deselegantes, com palavras de baixo calão, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais pois eles estarão vulneráveis.