Como Cancelar o Cartão de Crédito

Na hora de fazer um cartão de crédito as administradoras e bancos são muito rápidas e prestativas. Mas quando precisamos cancelar o cartão surge uma série de empecilhos. Com tantas ligações, idas ao banco e pedidos de cancelamento, o consumidor acaba perdendo a paciência. Essa é uma estratégia das financeiras para não perder o cliente. Por isso, é importante conhecer os seus direitos. De acordo com o Banco Central, o consumidor pode cancelar o contrato do cartão a qualquer momento, mesmo que possua dívidas com a administradora.

Para que você não tenha dor de cabeça na hora de cancelar um cartão de crédito, separamos algumas dicas fundamentais. Veja como proceder:

Cancelar o Cartão

Dicas para cancelar o seu cartão de crédito

Serviço de Atendimento ao Cliente

Todo mundo sabe como é difícil resolver problemas através do telefone. Os famigerados atendentes de telemarketing parecem se especializar em acabar com a paciência do cliente. Se você deseja cancelar o seu cartão de crédito, é preciso ser incisivo quanto a essa vontade. É certo que o atendente da administradora do cartão tentará te convencer do contrário. Afinal de contas, eles são instruídos a jamais perder o cliente. Nesse caso, não adianta argumentar. Insista no cancelamento mesmo que lhe sejam oferecidas ofertas muito tentadoras. Também é importante anotar o protocolo de todas as ligações, para que haja garantia de que o contrato foi realmente cancelado. Se não funcionar, talvez valha a pena ir ao banco ou administradora pessoalmente para solicitar que o cartão seja cancelado.

Protocolo de Cancelamento

Mesmo depois de pedir o cancelamento do seu cartão, você poderá se surpreender com o envio de cobranças e faturas. Por isso é muito importante ter um comprovante de que o contrato foi cancelado. Em uma agência bancária, o cliente deve preencher um protocolo de cancelamento, exigindo do funcionário uma cópia e o carimbo do banco. Outra alternativa é enviar uma carta registrada para a instituição financeira exigindo que o cartão seja cancelado. Se as cobranças persistirem, outra carta deve ser enviada informando sobre a cobrança indevida.

Cancelamento com Dívida

Mesmo se possuir alguma dívida com o cartão, o cliente tem o direito de solicitar o cancelamento. Nesse tipo de situação, é preciso entrar num acordo com a instituição financeira e negociar o pagamento do valor devido. No entanto, não poderão haver cobranças adicionais, como anuidade e taxa de juros, depois que o cartão for cancelado. Aliás, essa é uma saída interessante para quem está com a corda no pescoço e não quer aumentar ainda mais o valor da dívida. O procedimento, nesses casos, é o mesmo: procurar o banco e exigir o fim do contrato.

RSS por email

2 Comentários em “Como Cancelar o Cartão de Crédito

  1. sonia regina dos santos freire disse em 08/11/2012 às 02:02:

    Quero bloquear meu cartão por motivo de ter perdido ele hoje não sei se em casa ou na rua acho melhor sendo asim bloquear por segurança

    • Crédito e Débito disse em 30/11/2012 às 11:52:

      Sonia, entre em contato diretamente com seu banco e solicite o cancelamento para evitar problemas com a perda de seu cartão.

Deixe sua opinião “Como Cancelar o Cartão de Crédito

Regras para comentar

Todos os comentários do blog são moderados e poderão não ser aceitos ou respondidos se não cumprirem as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. O blog Crédito e Débito não responde por nenhuma empresa, portanto, não pergunte sobre suporte ou solicite propostas.
  3. Não faça propaganda nos comentários.
  4. Comentários mal escritos, contendo erros de português, deselegantes, com palavras de baixo calão, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais pois eles estarão vulneráveis.