Como Evitar a Clonagem de Cartões

A clonagem é um processo biológico de reprodução celular que cria um indivíduo geneticamente idêntico ao outro de modo artificial. Por isso, a expressão é utilizada para vários procedimentos em que algo é copiado igualmente, como no caso da clonagem de cartões. Quando um cartão é clonado, isso quer dizer que seus dados foram reproduzidos. Existem situações em que o golpista apenas registra essas informações. Há também casos em que um novo cartão é gerado com a mesma tarja magnética e dados do seu “irmão gêmeo”.

Cartão Clonado

Cartão Clonado

Cartão Clonado

Obviamente, a clonagem de cartões funciona como um golpe financeiro, permitindo que o criminoso faça compras ou saques no nome de outra pessoa. Infelizmente, esse tipo de fraude é bastante comum no Brasil e faz várias vítimas diariamente. Com o uso cada vez maior da internet para compras e transações financeiras, a clonagem fica ainda mais fácil, porque o golpista precisa apenas dos dados impressos no cartão, sem necessidade do uso de senha, tarja magnética ou chip para finalizar a transação.

Evitando o Problemas

Para evitar que o cartão seja clonado, é importante que nós, consumidores, tomemos uma série de cuidados ao usar essa forma de pagamento. Veja algumas dicas:

  • Sempre quebre os cartões que passaram da validade ou não são mais utilizados;
  • Evite informar os dados do seu cartão por telefone, e-mail ou sites pouco confiáveis;
  • Desconfie de mensagens que solicitam o número do seu cartão;
  • Informe o banco imediatamente caso seu cartão fique preso no caixa eletrônico;
  • Jamais deixe que o vendedor se afaste de você com seu cartão em mãos;
  • Comunique o emissor se o cartão for perdido ou roubado.

O Que Fazer?

Se mesmo com todas essas dicas você observar movimentações estranhas na fatura do cartão ou extrato da conta corrente, entre em contato com o banco e procure uma delegacia para fazer um boletim de ocorrência. A responsabilidade sobre os gastos feitos por outra pessoa é do banco, que não ofereceu condições adequadas de segurança. Se a instituição se recusar a ressarcir o cliente, é necessário mover uma ação judicial com pedido de indenização.


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