Como Habilitar o Cartão Para Uso no Exterior?

Os cartões de crédito do tipo “internacional” podem ser usados tanto em viagens para o exterior quanto em compras online. No entanto, o comprador não pode apenas usar a forma de pagamento quando quiser. Em muitos casos, é necessário habilitar o cartão para uso no exterior. E é aí que muitos consumidores acabam não conseguindo efetuar compras e pagamentos, mesmo possuindo um cartão de crédito internacional.

Por que bloquear?

A maior parte dos bancos mantém o cartão bloqueado para compras no exterior por uma questão de segurança. Com a necessidade de habilitação, o usuário do cartão delimita o período em que o cartão poderá ser usado para pagamentos fora do Brasil. Assim, se alguém clonar o cartão, não será possível gastar o limite em compras internacionais, mesmo tendo em mãos todos os dados necessários para esse tipo de transação. Como a realização do desbloqueio é bem simples, essa medida de segurança normalmente não atrapalha a vida do cliente, que precisa apenas de alguns minutos para habilitar o cartão.

Como desbloquear meu cartão para compras fora do país?

Cada banco possui um sistema próprio para desbloqueio. Normalmente, a operação pode ser feita de forma rápida pelo caixa eletrônico, internet banking ou aplicativo para celular. Para desbloquear o uso internacional, o titular do cartão precisa definir o período de utilização, além de informar seu login e senha. Como exemplo, veja como habilitar o cartão para uso no exterior no aplicativo do Banco do Brasil:

 Pelas imagens podemos notar que o processo de habilitação é muito simples. Primeiramente, é necessário que o usuário do aplicativo entre no menu de opções e acesse a área relativa a Cartões. Nessa área, é possível realizar uma série de operações, como vemos na imagem da esquerda.

Para desbloquear o cartão, basta clicar em “Habil. cartão uso exterior”. Uma nova página abrirá (imagem à direita) para que a habilitação seja feita. É necessário selecionar a data final para liberação e confirmar o desbloqueio. Após esse procedimento, o cartão ficará desbloqueado na função internacional durante todo o período definido na habilitação.

Se você pretende usar o cartão apenas para uma compra via internet, essa habilitação pode ser feita por apenas um dia. Já para viagens internacionais, o ideal é deixar o cartão habilitado para uso durante o tempo de duração da viagem.

Dicas Importantes

Mesmo coma  segurança da habilitação para uso no exterior, fraudes e golpes podem ocorrer. Por isso, é fundamental que você sempre esteja atento a todas as despesas indicadas na fatura do cartão. Se houver alguma compra ou transação não reconhecida, entre em contato com o banco imediatamente solicitando o cancelamento da mesma.

Ao usar o seu cartão de crédito fora do país, lembre-se que a cotação usada será a da data de fechamento da fatura e não do dia da compra. Além disso, será cobrado IOF para cada transação realizada em outra moeda, equivalente a 6,38% do valor da compra. Com essas tarifas, o uso do cartão fora do país deve ser bem pensado para não gerar gastos em excesso.


RSS por email

1 Comentário em “Como Habilitar o Cartão Para Uso no Exterior?

  1. G.Espirito Santo disse em 19/11/2016 às 09:12:

    Tentei de todas as formas desbloquear meu cartão para uso no exterior e não foi possivel por telefone. Informada que fui que poderia ser por internet, tentei faze-lo agora. Não consegui. Hoje sábado, leio que para a colombia tem que ir na agência. o que hoje não funciona, Assim fico sem poder desbloquea-lo.

Deixe sua opinião “Como Habilitar o Cartão Para Uso no Exterior?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.