Como mudar o Vencimento da Fatura?

Quando fazemos um cartão de crédito geralmente escolhemos uma data para o vencimento mensal da fatura. Isso significa que todos os meses a conta deverá ser quitada até aquela data para evitar cobrança de multa e juros por atraso. Por isso é muito importante que o dia do vencimento seja condizente com o recebimento de sua renda principal. Dessa forma, fica mais fácil manter a fatura sempre quitada sem grandes dores de cabeça.

Como escolher a data de vencimento?

Se você recebe seu salário no quinto dia útil, o mais comum é que no final do mês você já esteja com a conta bancária quase vazia, não é mesmo? Por essa razão, uma conta que vença perto do fim do mês pode atrapalhar as finanças, já que você corre o risco de não conseguir pagá-la. Com base nessa lógica, o ideal é sempre conciliar a data de vencimento da fatura com o período em que você recebe sua renda.

Isso fica mais fácil para quem tem um salário fixo ou recebe algum benefício do INSS, pois a data de recebimento é sempre a mesma. Se você é autônomo ou profissional liberal, escolher a data de vencimento pode ser um pouco mais complicado, mas a dica é pensar sempre no período do mês em que os pagamentos se concentram. Nesses casos, também vale a pena se organizar um pouco mais e juntar o dinheiro para pagar as contas de todo mês.

Posso mudar o dia do vencimento da minha fatura?

Sim, a maior parte dos bancos permite que os clientes alterem a data de vencimento da fatura quando for necessário. No entanto, existem algumas regras que podem variar dependendo da instituição. Nem sempre todas as datas do mês estão disponíveis. De um modo geral, são disponibilizadas algumas datas preestabelecidas e o cliente escolhe a mais adequada para o seu perfil financeiro.

Além disso, há bancos que restringem as mudanças na data de vencimento para que o cliente não fiquei trocando o dia todos os meses conforme suas necessidades. Normalmente é exigido um prazo de seis meses entre uma alteração e outra. Por isso, é importante escolher o dia do vencimento com cuidado para não ter problemas depois.

Data de Vencimento

Esteja sempre atento à data de vencimento da sua fatura

Como alterar a data?

O procedimento pode variar, mas quase sempre é feito pela Central de Atendimento do seu cartão de crédito. Se o banco oferece atendimento online, é possível que exista também alguma forma de alterar a data de vencimento pela internet.

Ao ligar para o número escrito na parte posterior do seu cartão, informe ao atendente o desejo de alterar a data de vencimento. Procure saber quais são as data disponíveis e escolha aquela que segue às dicas dadas acima. Não se esqueça que a data mudou e observe se a próxima fatura já veio com a alteração. Dependendo de quando a solicitação foi feita, é possível você tenha que esperar um pouco, principalmente se a fatura já foi fechada.

Atenção: depois de mudar a data de vencimento você deve estar atento para a alteração na data de fechamento da fatura e melhor dia para comprar! Também é possível alterar a data de pagamento do boleto baseado no melhor dia para compra. Se você compra muito no fim do mês, por exemplo, pode ter um cartão com vencimento no fim do mês, assim, terão ainda mais dias para pagar sua fatura.


RSS por email

Deixe sua opinião “Como mudar o Vencimento da Fatura?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.