Como surgiu o cartão de crédito

Falamos tanto de cartão de crédito, sobre os tipos, funções, damos dicas, falamos das bandeiras, fazemos comparações, etc. Hoje vamos relembrar a história do cartão de crédito. Como surgiu, quando foi inventado e porque alguém teve a brilhante ideia de fazer dinheiro em um pedaço de plástico (na verdade, os primeiros cartões eram feitos de papel mesmo, o cartão de plástico só veio depois de um tempo).

O cartão de crédito foi criado no ano de 1950, vindo de uma jogada esperta de um cliente de um restaurante.

Frank MacNamara, foi jantar no restaurante Major’s Cabin Grill em Nova York e, para surpresa do mesmo, percebeu não ter dinheiro nem cheque para pagar a conta do restaurante, pois havia esquecido sua carteira. Diante do problema, MacNamara foi socorrido por sua esposa. Certo de que não passaria por este papel outra vez, MacNamara voltou ao restaurante e, quando a conta chegou, ofereceu ao dono um pequeno cartão, e com sua assinatura se comprometeu a pagar a conta, que seria entregue em seu escritório.

Como o Cartão de Crédito foi criado

Foi então que MacNamara percebeu que poderia haver uma outra forma de pagamento além das convencionais. Com isso, criou, no mesmo ano, o Diners Club Card, um cartão de papel (o cartão de plástico veio anos depois), com poucas unidades e aceito em apenas alguns restaurantes.

Após o primeiro impulso, o Diners Club Card evolui e também inspirou outras empresas a investirem no modelo de cartão de crédito. Em dois anos, o cartão de crédito Diners Club Card passou a ter validade internacional, chegando a uma rede bem expandida em mais de 50 países em 1960.

Cartão de Crédito Diners Club

Cartão de Crédito Diners Club

Outras empresas que entraram na onda dos cartões de crédito foram o BankAmerican Service Corporation, que em 1966 criou o BankAmericard. Este cartão mais tarde, originou a famosa bandeira Visa, talvez, a maior do mundo. A American Express também se espelhou no modelo Diners Club e criou seu cartão aceito em hotéis e restaurantes. Nesta mesma época, também surgiu a MasterCard.

Depois deste primeiro fôlego e com a concorrência acirrada, as empresas começaram a inovar em modelos e tecnologia. Hoje é possível ter diversas opções de cartões de crédito em diversas modalidades, como cartões nacionais e internacionais, cartão Gold e Platinum, além de outras categorias.

Quem diria que o cartão de crédito, uma das formas mais práticas e seguras de se fazer uma compra surgiu do esquecimento de uma carteira.

A Evolução dos Cartões de Crédito

Como vimos, os primeiros cartões de crédito eram bem simples e tinham somente a função de adiar o pagamento de uma dívida, se comprometendo a pagá-la depois. Mas como tudo no mundo, eles também evoluíram. E depois da criação das bandeiras Visa e Mastercard, vieram outras, para impulsionar o mercado e aumentar a concorrência.

No Brasil, podemos falar da mais recente bandeira de cartões, a Elo. Esta bandeira nacional já é aceita também em milhares de estabelecimentos, inclusive no exterior, graças a uma parceria com a Discover.

E com tanta tecnologia a nosso favor, hoje já podemos consultar saldos e extratos pelo computador e até mesmo pelo celular. Além disso, os estabelecimentos comerciais já conseguem receber pagamentos com cartões através de aplicativos de celular, usando maquininhas com sem taxas mensais. com estas maquininhas e celular, o comerciante só paga quando usa. É o caso da empresa PagSeguro, por exemplo.


RSS por email

Deixe sua opinião “Como surgiu o cartão de crédito

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.