Como Trocar a Bandeira do Cartão de Crédito

Você já pensou em trocar a bandeira do seu cartão de crédito? Muitas pessoas escolhem a marca aleatoriamente quando pedem o cartão e acabam se arrependendo depois, seja porque aquela bandeira não é tão aceita, seja pelas promoções especiais oferecidas por outra empresa. Diante dessa situação, é comum que alguns usuários queiram migrar para outra bandeira. Será que isso é possível?

A Bandeira do Cartão

Antes de respondermos a essa pergunta, precisamos entender a utilidade das bandeiras. Eu, por exemplo, tenho um Ourocard com a bandeira Visa. O fato de ser um Ourocard significa que quem administra o meu cartão é o Banco do Brasil. Já a bandeira representa a empresa responsável por intermediar as transações com o vendedor. Por isso, a aceitabilidade do cartão, ou seja, o número de lojas que o aceitam como forma de pagamento, depende da bandeira.

Bandeiras dos Cartões

Bandeiras dos Cartões

Diferença Entre as Marcas

Outra questão também é bastante comum entre os usuários de cartão: qual é a melhor bandeira? Já tratamos do assunto aqui no blog (clique no link anterior para ler o artigo), por isso vamos explicar rapidamente as diferenças existentes entre as principais marcas. O que mais varia, na prática, é aceitabilidade do cartão. As bandeiras Visa e Mastercard são bem sedimentadas no mercado e amplamente aceitas no Brasil e no mundo. Já a empresa brasileira Elo, bem mais recente no ramo, ainda costuma deixas os clientes insatisfeitos. Outro ponto relevante são as promoções oferecidas, que podem atrair clientes interessados em viagens ou descontos.

Mudança de Bandeira

A primeira coisa a se dizer é que não existe como trocar a bandeira, apenas solicitar um novo cartão, cancelando o anterior. Então, se por algum motivo você deseja trocar a bandeira do seu cartão, o primeiro passo é entrar em contato com a administradora ou banco emissor. O número para ligar geralmente está impresso na parte de trás do cartão. Para que a mudança seja efetuada, é preciso que o banco tenha uma parceria com a bandeira desejada. Se não houver parceria, o ideal é cancelar o cartão e procurar outra administradora.

Também é importante lembrar que as instituições podem cobrar uma taxa pela emissão do cartão e que o valor da anuidade pode ser maior, dependendo da bandeira. A dica, portanto, é tirar todas as dúvidas antes de efetuar a troca.


RSS por email

Deixe sua opinião “Como Trocar a Bandeira do Cartão de Crédito

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.