Cuidados no Parcelamento com Cartão de Crédito

O uso do cartão de crédito tem aumentado a cada dia. Os consumidores preferem usar o cartão do que andar com dinheiro na bolsa ou na carteira, afinal, a segurança em nosso país não está nada confiável. Mas outro motivo que alavancou o uso dos cartões de crédito como forma de pagamento foi a possibilidade de parcelar as compras. O parcelamento pelo cartão de crédito parece tornar as compras bem mais fáceis. Mas é preciso ter cuidado! Seja para altos valores, quando não se tem todo o montante no momento ou para baixos valores, quando não se tem dinheiro na hora, recorrer ao parcelamento pode ser muito perigoso sem um bom planejamento.

Cuidados com os Parcelamentos

No primeiro caso, muitas das vezes, não há recurso, já que o valor do produto a ser comprado é mais alto que o valor que você disponibiliza em mãos. Então, neste caso, o parcelamento é bem vindo. Mas é preciso ter planejamento. A sugestão é que a dívida seja feita no menor número de parcelas possíveis, de forma a caber no seu orçamento e acabar o mais rápido possível. Uma regra geral recomendada por especialistas é que não se deve ultrapassar 30% da renda familiar com financiamentos.

Já no segundo caso está a grande armadilha. Muitas pessoas costumam parcelar a compra de combustível, alimentos ou outros bens não duráveis, e isso não é nada legal. Esses parcelamentos só prolongam a dívida para além da vida útil do produto, quer dizer, você abastece hoje, paga a primeira em até quarenta dias, e as demais, sabe lá quando. Acontece, que até este tempo, o combustível já acabou e você ainda não o pagou. Então, compra-se parcelado novamente e a coisa toda vira uma bola de neve: nuca paga-se realmente o que se consome.

Dicas para fazer Parcelamentos

Além dos cuidados relativos ao controle, há ainda outros problemas. Psicologicamente falando, os primeiros meses do parcelamento são mais fáceis que os últimos, fazendo com que se gaste recursos que farão alguma falta no fim do financiamento. Por isso é muito comum que as pessoas se enrolem com a dívida no final das parcelas. Além disso, é preciso observar que o acúmulo de vários parcelamentos pode levar à inadimplência.

Muito cuidado ao fazer parcelamentos com o cartão de crédito!

Deve-se considerar também que, todo parcelamento vem com juros. Não creia que a mensagem X vezes no cartão sem juros não contém ali nenhum acréscimo. Eles podem não aparecer escritos, mas estão lá, escondidos entre as parcelas. Quer dizer, além de correr riscos de desiquilíbrio financeiro, entrando em dívidas sem fim, você ainda pagará mais por isso.

A dica é pagar à vista sempre que for possível. E quando não for possível, como no caso de produtos mais caros, faça um bom planejamento para não prejudicar o seu orçamento.


RSS por email

Deixe sua opinião “Cuidados no Parcelamento com Cartão de Crédito

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.