Dólar no Cartao de Crédito

Quando utilizamos o cartão em compras no exterior, é preciso que os gastos, feitos na moeda do país em que utilizamos o cartão, sejam convertidos para o real. Mas qual é a cotação do dólar usada para essa conversão? Quem usa o cartão de crédito para fazer compras no exterior já deve ter reparado que a cotação do dólar usada na fatura não é a mesma que vemos em noticiários e sites especializados. Por isso, muitos usuários tem dúvidas em relação ao cálculo utilizado pelas operadoras de cartão.

O cálculo para a cotação do dólar utilizado nas faturas de cartão de crédito é diferente do que vemos em empresas de comércio exterior, bancos e varejos. Nesses casos, utiliza-se o dólar comercial, que é o valor utilizado para transações de comércio exterior e movimentação de recursos por empresas de importação e exportação. Já no caso das faturas de cartão, não há uma regra específica para a cotação do dólar que será utilizada. Assim, costuma-se utilizar a cotação do dólar comercial, acrescida de uma margem de ganho, também chamada de spread.

Dólar no Cartão de Crédito

Dólar no Cartão de Crédito

Por não serem obrigadas à demonstrar essas informações ao cliente, as administradoras de cartões e bancos não costumam ser claras em relação ao cálculo utilizado. Cada instituição opera com uma taxa diferente, o que dificulta o cálculo por parte do cliente.

Normalmente, o valor utilizado está entre a cotação do dólar comercial e a do dólar turismo. Como você já sabe, a cotação do dólar turismo é mais alta que a do dólar comercial e, em geral, os valores utilzados nas faturas estão mais próximos do dólar turismo.

No entanto, esses valores variam de banco para banco, podendo ser menores ou maiores, de acordo com o cartão utilizado. Segundo pesquisa apresentada pela Folha em abril deste ano, o Bradesco e a American Express costumam utilizar valores mais próximos do dólar turismo. Já a Caixa Econômica e o Itaú usavam taxas mais próximas da cotação do dólar comercial. O Banco do Brasil e Santander apresentaram um valor médio, entre as cotações do dólar comercial e turismo.

Por isso, o ideal é verificar com as instituições financeiras responsáveis por seus cartões o valor utilizado nas faturas. Dessa forma, ao fazer viagens e compras no exterior, você pode escolher o cartão que usa a menor taxa de conversão.

RSS por email

Deixe sua opinião “Dólar no Cartao de Crédito

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.