Entenda os Números do Cartão de Crédito

Os números impressos no seu cartão de crédito são tão importantes quanto o próprio cartão. Se você já usou o comércio eletrônico, então deve ter observado que com o número do cartão, o código de segurança e a data de validade é possível comprar qualquer coisa pela internet. Por isso, é importante conhecer esses números e, acima de tudo, tomar todo o cuidado com eles. Veja na imagem os principais dados impressos no Cartão Visa:

Dados do Cartão Visa

Dados do Cartão Visa

Número do Cartão

O número de identificação é a parte mais importante do cartão de crédito. Geralmente, este número é impresso em alto relevo na parte da frente do cartão e também no verso, logo abaixo da tarja magnética. A sequência é composta por 16 dígitos nos cartões Visa e Mastercard, 15 dígitos nos cartões American Express e 14 dígitos nos cartões Diners. Não existem dois cartões de crédito com o mesmo número, a não ser em casos de clonagem.

Data de Validade

Os cartões de crédito também têm uma validade. A data está impressa na parte da frente do cartão, abaixo do número de identificação. A sequência é composta pelo mês e o ano de vencimento. Exemplo: 12/13, significando que o cartão vence em dezembro de 2013. O estabelecimentos comerciais são orientados a não aceitar o cartão como forma de pagamento após a validade. Você deve entrar em contato como emissor antes da data de vencimento para solicitar um novo cartão. Vale salientar que a validade também é usada em operações não presenciais para garantir a segurança da venda.

Código Verificador – CVV2, CVC2 e CID

O código de segurança, também conhecido como CSC (Card Security Code), foi criado para tornar as compras não presenciais mais seguras. A localização da sequência numérica e o número de dígitos irão depender da operadora de cada cartão de crédito. O código também tem nomes diferentes para cada operadora:

  • Mastercard – CVV2 (Card Verification Value2)
  • Visa – CVC2 (Card Validation Code2)
  • Dibers e Amex – CID (Card Identification Number)

Para saber mais sobre esses códigos, leia o artigo sobre onde localizar o CVV, o CVC e o CID. Agora que você já conhece a importância de todos os números do seu cartão de crédito, lembre-se de tomar cuidado e não fornecer esses dados pelo telefone ou em sites não seguros.

RSS por email

Deixe sua opinião “Entenda os Números do Cartão de Crédito

Regras para comentar

Todos os comentários do blog são moderados e poderão não ser aceitos ou respondidos se não cumprirem as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. O blog Crédito e Débito não responde por nenhuma empresa, portanto, não pergunte sobre suporte ou solicite propostas.
  3. Não faça propaganda nos comentários.
  4. Comentários mal escritos, contendo erros de português, deselegantes, com palavras de baixo calão, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais pois eles estarão vulneráveis.