Como Escolher o Melhor Cartão de Crédito

Os cartões de crédito estão hoje como a principal forma de pagamento utilizada pelos consumidores. Ele é mais prático e mais seguro, já que evita que se saia de casa com dinheiro em espécie na bolsa ou na carteira. E por isso, cada vez mais pessoas solicitam os cartões de crédito.

Porém, existem diversos tipos de cartões disponíveis no mercado, além de diversas administradoras e emissores de cartões. Então é muito comum surgirem dúvidas na hora de escolher o melhor cartão. Preste atenção nas dicas abaixo, que podem te ajudar nesta escolha.

Dicas para Escolher o Melhor Cartão de Crédito

Dezenas de fatores devem entrar na escolha do cartão de crédito que melhor se encaixa ao perfil de um usuário. O problema é que,muitas das vezes, não temos elementos suficientes para julgar qual taxa de juros é melhor, não entendemos algumas cláusulas específicas ou mesmo não temos experiências com tal ou tal operadora. Tudo isso conta.

Talvez, a melhor alternativa nesse caso, seja recorrer a um órgão que entende do assunto e, de alguma forma, dedicou um estudo sobre o assunto. Nesse sentido, deixo a dica de um longo estudo feito pela fundação ProTeste. No teste feito pela empresa, foram analisados 84 cartões de crédito. A seleção foi feita entre as 14 maiores instituições financeiras e analisados cartões da American Express, Banco do Brasil, Banco Real, Banespa, BankBoston, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Citibank, Credicard, Fininvest, HSBC, IbiCard, Itaú, Nossa Caixa, Panamericano, Safra, Santander e Unibanco. Vale a pena dar uma olhada.

A Escolha do Cartão de Crédito

Agora daremos algumas dicas básicas para a escolha do cartão, mas lembre-se que não tem uma regra única para fazer esta escolha, pois depende muito do perfil de cada consumidor.

Uma das primeiras coisas é decidir se você precisa de um cartão internacional, ou se um cartão nacional te atende bem. Quem viaja muito para o exterior deve sim preferir o cartão internacional. Mas se você não faz viagens internacionais, é melhor optar pelo cartão nacional, que normalmente tem tarifas mais baixas.

É preciso saber também quais são as exigências das operadoras. Algumas permitem o uso do cartão por menores de 18, desde que tenham mais de 16 anos e com a autorização dos pais ou responsáveis. Outras, só permitem a utilização por maiores de 18 anos. Alguns exigem uma renda mais alta e outros não têm tantas exigências, por isso é bom ficar atento antes de fazer a escolha.

Dicas para escolher o melhor cartão de crédito

E um dos quesitos mais importantes é o custo do cartão. A anuidade pode ter muita diferença no valor. Faça uma boa pesquisa antes de escolher o seu cartão, pois ninguém quer pagar caro por nenhum tipo de serviço, não é mesmo?! Veja também quais são as taxas de juros. Alguns bancos têm taxas maiores que outros.

Leia o contrato com atenção, tendo cuidado com cláusulas abusivas e vendas casadas. Se preciso, peça um advogado para dar uma olhada.

E se ainda ficar em dúvida, entre em contato diretamente com as operadoras. Nem sempre dá para tirar todas as dúvidas somente pelos sites das empresas.

Seguindo essas dicas e tendo bastante atenção, você fará uma excelente escolha, com certeza! E depois é só usar o seu cartão com responsabilidade.


RSS por email

Deixe sua opinião “Como Escolher o Melhor Cartão de Crédito

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.