Fatura Atrasada – O Que Fazer?

Você que acompanha o Crédito e Débito já sabe que deixar de pagar da fatura do seu cartão de crédito não é uma boa ideia. Muitas das vezes, o atraso se dá por um aperto financeiro momentâneo ou por puro esquecimento. Se você atrasar ou fazer um pagamento mínimo de uma fatura desta, incorrerá em juros bem altos, algo que pode só piorar a situação financeira do titular do cartão, afinal, como já cansamos de repetir no blog: o crédito rotativo é um perigo e deve ser usado com muita parcimônia.

No entanto, o que fazer quando o boleto para pagamento simplesmente não chega até a data de vencimento? Esta é uma situação mais comum do que a gente imagina. E não é só com a fatura: também pode acontecer com contas de água, luz, telefone e outras cobranças que chegariam regularmente à sua casa.

Como evitar Multas e Tarifas

Conta Não Chegou

Conta Não Chegou

Se não for constatado o pagamento até a data de vencimento, o consumidor fica sujeito à cobrança de juros e multa por atraso. Por isso, é fundamental saber até quando a conta poderá ser paga sem tarifas adicionais. Normalmente, o vencimento ocorre no mesmo dia todos os meses, então basta dar uma olhada no boleto anterior. Vale lembrar ainda que se o atraso na entrega da conta for culpa da administradora, o cliente não é obrigado a arcar com as cobranças. Porém, é preciso provar que o atraso ocorreu por parte da empresa.

Caso o atraso tenha sido devido a um terceiro (como os Correios), é responsabilidade do próprio cliente procurar meios alternativos para pagamento da fatura no prazo. Acontece que, desde que consumidor sabe que naquela data específica teria o compromisso a ser quitado, é dever do próprio consumidor encontrar alternativas para o pagamento.

2ª Via da Fatura

Como dito, ao observar que o boleto para pagamento não chegou, é obrigação do cliente entrar em contato com a empresa responsável e solicitar uma 2ª via. Mesmo que a administradora não seja culpada pela demora, ela deverá disponibilizar meios alternativos para o pagamento da conta, como: número do código de barras, outro boleto de pagamento, 2ª via pela internet e etc.

Felizmente, com o avanço da tecnologia está cada vez mais fácil conseguir acesso a seus débitos online. Seja pelo internet banking do banco, pelo aplicativo de celular da operadora de energia ou mesmo pelos sites das administradoras de cartão não há nenhuma dificuldade em conseguir a segunda via do boleto para pagamento. Fique atento e não pague juros desnecessários.

Vale Alertar

Nós do Crédito e Débito não temos qualquer tipo relação com bancos, financeiras e concessionárias. Assim, não adianta solicitar uma 2ª via para pagamento de sua fatura ou conta aqui no blog. Entre no site da empresa responsável e verifique se não há uma solução online. Do contrário, entre em contato pelo telefone disponível em boletos anteriores para resolver o problema o quanto antes. Dessa forma você evita dores de cabeças e cobranças desnecessárias.


RSS por email

5 Comentários em “Fatura Atrasada – O Que Fazer?

  1. Emília Silva disse em 25/09/2014 às 10:36:

    Ruy, infelizmente nós não temos como enviar qualquer proposta de negociação, pois somos um blog informativo e não temos relação com empresas de cartão. É necessário que você entre em contato com o banco responsável para negociar os débitos. Obrigada pelo contato.

  2. Ivanete França dos s. Rodrigues disse em 11/05/2015 às 20:47:

    não consigo pagar minha fratura do cartão avista por favor mande-me uma soluçao
    se continuar prefiro fazer o cancelamento do mesmo.

  3. Francineuma Freitas disse em 06/08/2015 às 13:17:

    preciso pagar minha fatura no estou conseguindo tirar 2 via por favor me envie pois no site só da temporariamente fora do ar…

  4. elvis disse em 07/08/2015 às 08:42:

    por favor eu devo o cartão avista a mais ou menos 1 ano e meio e gostaria de saber se quando eu quitar a divida toda se o meu cartão volta a funcionar normalmente ou se eles me cortarão como cliente desde já agradeço.

    • Crédito e Débito disse em 12/08/2015 às 11:16:

      Elvis, depois de quitar a dívida, entre em contato fazendo nova solicitação. Eles avaliarão sua situação e concederão o cartão de crédito, ou não.

Deixe sua opinião “Fatura Atrasada – O Que Fazer?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.