Fatura do Cartão de Crédito

Sempre enfatizamos aqui no Crédito e Débito que o cartão de crédito é uma excelente forma de pagamento, desde que seja usada com bom senso. A principal vantagem do cartão de crédito é unir todos os gastos em uma única data. Dessa forma, fica mais fácil administrar o pagamento e manter as contas sempre em dia.

A fatura do cartão de crédito é o demonstrativo de todos esses gastos. Nela são discriminados todas as compras realizadas ao longo do mês e pagamentos parcelados. Além disso, a fatura deve informar sobre as taxas cobradas, gastos em cartões adicionais, anuidade e limite atual. Por isso, é importante conhecer bem a fatura e ler atentamente todos os dados nela contidos.

Pagamento da fatura

Além de informar sobre os seu gastos, a fatura também serve para efetuar o pagamento mensal do cartão. É possível optar pelo pagamento do valor total da fatura ou pagar apenas qualquer valor entre o valor mínimo e o valor total. Quando o consumidor não paga o valor total do cartão, entra no chamado crédito rotativo: o valor que não foi pago é lançado para as faturas seguinte e são cobradas taxas e encargos sobre esse valor. Por isso, o ideal é sempre pagar o valor total da fatura, mesmo que para isso seja necessário contratar um empréstimo a juros menores que os cobrados pela operadora do cartão.

Para fugir dos encargos, também é importante pagar a fatura até a data de vencimento. Caso haja demora no pagamento, o cliente pagará multa e juros sobre os dias de atraso. É preciso lembrar que a administradora do cartão não é obrigada a enviar a fatura para que o pagamento seja realizado. Por isso, se você não receber sua fatura até a data de vencimento, procure o serviço de atendimento do cartão e exija outras formas de pagamento.

Leitura da fatura

Sempre que receber sua fatura, analise com atenção tudo o que é informado no documento. A imagem abaixo é um bom exemplo e ajuda fazer uma leitura correta desses dados. Veja algumas dicas para usar a fatura a seu favor:

Fatura do Cartão

Fatura do Cartão

  • Primeiramente, verifique se o pagamento feito no mês anterior foi lançado na fatura;
  • Compare os gastos informados no extrato com os comprovantes de pagamento e veja se todos os gastos foram lançados corretamente;
  • Caso entre no crédito rotativo, se informe sobre as taxas cobradas e veja se elas foram aplicadas do modo correto;
  • Observe se a data de vencimento é a mais adequada para você. Caso contrário, solicite a administradora do cartão uma mudança na data.
RSS por email

2 Comentários em “Fatura do Cartão de Crédito

  1. merice disse em 05/07/2012 às 18:47:

    preciso de mais informação sob faturas.Gosto de ler sobre vários assuntos.É legal.

    • enternauta disse em 07/07/2012 às 16:23:

      Que tipo de informação procura, Merice?

Deixe sua opinião “Fatura do Cartão de Crédito

Regras para comentar

Todos os comentários do blog são moderados e poderão não ser aceitos ou respondidos se não cumprirem as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. O blog Crédito e Débito não responde por nenhuma empresa, portanto, não pergunte sobre suporte ou solicite propostas.
  3. Não faça propaganda nos comentários.
  4. Comentários mal escritos, contendo erros de português, deselegantes, com palavras de baixo calão, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais pois eles estarão vulneráveis.