Conheça o Mercado de Cartões de Crédito

Os cartões de crédito e débito estão sendo cada vez mais usados pelos consumidores. Hoje em dia, mais da metade das compras realizadas em todo o mundo são pagas através dos cartões de crédito ou débito. Isso se deve à segurança e praticidade que esta forma de pagamento oferece aos seus clientes. Mas muitos usuários ainda têm muitas dúvidas sobre os cartões e não sabem muito bem como funcionam.

Este post tem como objetivo esclarecer algumas dúvidas básicas quanto ao que é o Mercado de Cartões de Crédito no Brasil. Desde julho do ano de 2014 que houveram algumas modificações sendo que, a principal delas, foi a quebra de exclusividade em máquinas de cartão, oferecendo aos clientes, usuários de cartões de crédito ou débito, e também aos lojistas, a possibilidade de utilizarem uma única credenciadora, seja na bandeira Visa ou MasterCard, as mais usadas no país, utilizando a Máquinas da Cielo ou  a Máquina RedeCard, que ainda dominam esse mercado das máquinas de cartões, apesar de termos tantas outras marcas disponíveis atualmente. Entenda como funciona mercado de cartões com o infográfico abaixo:

Mercado de Cartões

Mercado de Cartões

Vamos aos principais conceitos adotados no mercado de cartões, para que você entenda para que serve cada um deles:

Bandeira

Organiza e regula as operacionais necessárias ao funcionamento do sistema de cartão. Licencia o uso de sua logomarca para cada um dos Emissores e Credenciadora  e viabiliza a liquidação dos eventos financeiros decorrentes do uso dos cartões e a expansão da rede de Estabelecimentos Comerciais no País e no exterior. Essas marcas aparecem nos cartões e nos Estabelecimentos Comerciais.

Credenciadora

É a pessoa jurídica que credencia Estabelecimentos Comerciais para aceitação dos cartões como meios eletrônicos de pagamento. Além disso, disponibiliza solução tecnológica para fins de captura e liquidação das transações efetuadas por meio dos cartões. São as Operadoras de Cartão de Crédito ou Adquirentes.

Domicílio Bancário

Banco, agência e a conta corrente indicada pelo Estabelecimento Comercial para receber os créditos das vendas realizadas por eles por meio do cartão de crédito ou débito.

Estabelecimento Comercial

Pessoa jurídica ou pessoa física prestadora de serviço que se afilia a uma Credenciadora.

Manutenção de Domicílio Bancário

Também conhecida como ‘trava’ de domicílio, a manutenção de domicílio bancário é a forma pela qual se garante que as vendas realizadas com cartões sejam repassadas ao domicílio bancário  escolhido pelo Estabelecimento Comercial.

Máquina de Cartão

São os diferentes tipos de terminais utilizados para transação de vendas com cartões de crédito ou débito. Variam de acordo com a tecnologia utilizada. Hoje em dia temos muitas marcas diferentes no mercado, inclusive as maquininhas que funcionam sem a cobrança de aluguel, e os leitores de cartão, que funcionam através do celular.

Recebíveis de Cartão

Valores a receber das vendas realizadas pelos Estabelecimentos Comerciais com cartões de crédito ou débito.

Para mais informações, esta cartilha da FEBRABAN, da qual adaptamos o conteúdo ao nosso blog, pode ser de grande ajuda.


RSS por email

1 Comentário em “Conheça o Mercado de Cartões de Crédito

  1. helida disse em 19/11/2010 às 04:45:

    ola ,bom dia fiz o pedido da maquineta da cielo e ate hoje não tive resposta pq?

Deixe sua opinião “Conheça o Mercado de Cartões de Crédito

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.