Milhas Aéreas Com o Cartão de Crédito

Janeiro é o mês de férias e muita gente aproveita para viajar com a família. Sair para descansar é ótimo, mas quem toma essa decisão deve se planejar para que o passeio não atrapalhe a vida financeira. Uma opção interessante para economizar é usar os pontos do cartão de crédito para adquirir passagens de avião. Esse é o assunto do artigo de hoje.

Milhas Aéreas

Milhas Aéreas

Viaje de graça usando milhas

O sistema de milhas foi criado pelas companhias aéreas para fidelizar seus clientes. Sempre que viaja com aquela empresa, o participante junta milhas que, depois de um tempo, podem ser trocadas por bilhetes para voar novamente. Quanto mais a pessoa viaja, mais milhas ela acumula.

A partir desse sistema, criou-se vários tipos de parceria para que o participante pudesse acumular mais milhas. Dentre elas está a parceria com as administradoras de cartão, que fazem sucesso entre os clientes de bancos. Nesse caso, os gastos feitos com o cartão são convertidos em pontos que podem ser transferidos para os programas de milhagem. Dessa forma, o indivíduo ganha milhas viajando e usando o cartão como forma de pagamento.

Além da possibilidade de resgate de passagens aéreas, os programas de milhas também dão descontos em hotéis, pousadas e restaurantes, bem como benefícios especiais – salas VIPs em aeroportos e troca de bilhetes para a primeira classe. Hoje em dia, esses pontos acumulados também podem ser trocados por diversos produtos e serviços disponibilizados em catálogo, facilitando a vida de quem tem milhas mas não pode viajar.

Funcionamento dos Programas

Se você tem um cartão de crédito mas não sabe muito bem como usar os pontos acumulados, uma dica importante é ler com atenção o regulamento do seu programa de fidelidade. Para que você consiga resgatar passagens aéreas, é necessário seguir alguns passos:

  1. Se inscrever em um programa de fidelidade das companhias aéreas;
  2. Juntar a quantidade de pontos exigida para a troca;
  3. Solicitar a transferência dos pontos para o programa de milhagem escolhido.

Cada programa tem características específicas, então não adianta dizermos que você vai precisar juntar X quantidade de milhas para conseguir uma passagem de avião. A adesão aos programa s também varia de acordo com o cartão e com a companhia aérea. Em alguns casos, poderá ser cobrada uma taxa para inscrição. Há ainda cartões que já incluem essas taxas na anuidade.

Fidelidade Aérea

A melhor maneira de aproveitar o sistema de milhagem é viajando pela mesma companhia aérea. Assim, fica mais fácil escolher em qual programa se inscrever e juntar os pontos necessários para sua viagem. Também é fundamental que haja parceria entre o seu cartão de crédito e a empresa de voo escolhida para facilitar o acúmulo de pontos. Ao aderir a um programa, você receberá um cartão (que pode ser real ou virtual) que será usado para as trocas de milhas por bilhetes aéreos. Tenha essas informações sempre à mão para que as transferências sejam realizadas rapidamente. Lembre-se também que o nome do titular do cartão e o da inscrição no programa de fidelidade sejam os mesmos.

Vejamos alguns dos principais programas de fidelidade aérea do Brasil:

  • Smiles – está entre os melhores programas de milhas do Brasil, segundo pesquisa realizada pelo site Melhores Destinos. O programa é oficial da companhia Gol mas tem parceria com as empresas KLM, Air France, Delta Airlines e American Airlines, além de hotéis e restaurantes ao redor do mundo;
  • Tudo Azul – outro programa bem rankeado pelo site Melhores Destinos é o Tudo Azul. O funcionamento dele é um pouco diferente, porque o usuário acumula crédito ao invés de milhas. Os créditos são usados para aquisição de bilhetes com desconto ou gratuitas. Também são oferecidas promoções para atrair um maior número de participantes;
  • TAM Fidelidade – a TAM é uma das principais companhias aéreas do Brasil. Por ser associada à Star Alliance, conta com parceria com mais de 25 companhia de todo o mundo, garantindo ótima cobertura em viagens para diversos países do mundo;
  • Avianca Amigo – o programa de milhas oferecidos pela Avianca oferece um diferencial interessante. Por meio da chama “conta-família”, até 5 membros de uma mesma família podem acumular milhas em conjunto durante o período de um ano. Assim, fica muito mais fácil juntar os pontos necessários para uma viagem. Outra vantagem é o desconto no aluguel de veículos e no estacionamento do aeroporto de Guarulhos. Em contrapartida, os pontos do Avianca Amigo não podem ser usado para viagens ao exterior.

Acúmulo de Milhas no Cartão

Cartão de Crédito Smiles

Cartão de Crédito Smiles

O acúmulo de milhas com o cartão de crédito vai depender do quanto você gasta mensalmente. Geralmente, o valor das despesas é convertido em dólares e cada dólar gasto equivale a 1 ponto ou milha. Os cartões mais caros, como os do tipo platinum, infinite ou black, possuem taxas de conversão mais elevada. Nesses produtos, cada dólar equivale a 1,5 ponto ou até mais dependendo da operadora.

Quem costuma viajar com frequência pode adotar algumas estratégias para acumular mais pontos, como fazer todas as despesas com cartão ou optar por um cartão co-branded. O pagamento de contas com cartão para aumentar o número de milhas pode não ser vantajoso, pois os bancos costumam cobrar caro pelo serviço.

Dependendo do banco, os pontos gerados por movimentação de conta, solicitação de serviços e investimentos também é convertido em pontos. Por isso, vale a pena dar uma olhada em tudo o que existe disponível no que diz respeito ao acúmulo de milhas. Programas como o Multiplus e Dotz também podem ser usados para aquisição de passagens.

Transferência dos Pontos

As regras para transferência de pontos também são bastante flexíveis. A solicitação da transferência para um programa de milhas normalmente é feita pela central de atendimento do cartão ou pelo site do programa de fidelidade. Em alguns casos, essa transferência é automática depois que o cliente opta pela companhia aérea escolhida. Verifique com isso funciona no seu cartão de crédito.

O banco poderá cobrar uma taxa pela transferência dos pontos ou exigir que o cliente tenha uma quantidade mínima de pontos antes que eles sejam transferidos para outro programa. Após esse procedimento ser realizado, basta escolher o destino e encontrar vaga no voo desejado para que o bilhete seja emitido.

Importante: o usuário deve estar sempre atento ao prazo de validade dos pontos e das milhas, pois é muito comum que eles sejam perdidos por puro desconhecimento dos prazos. Geralmente, a validade é de 2 anos, mas isso vai depender muito do seu cartão e do seu programa de fidelidade. Antes de cancelar um cartão de crédito, lembre-se de aproveitar os pontos acumulados para que eles não sejam desperdiçados.

Dicas Para Evitar Problemas:

  • Nem todo cartão de crédito participa de um programa de pontos. Se esse é o seu interesse, leia as condições do contrato com atenção;
  • Por outro lado, quem não quer usar os pontos pode optar por um cartão mais econômico que não acumula pontos;
  • Esteja sempre alerta às informações sobre o programa de recompensas do seu cartão de crédito e possibilidade de uso das milhas;
  • Mantenha a fatura do cartão de crédito sempre em dia pois isso pode interferir no ganho de pontos;
  • Sempre resgate os seus pontos antes que eles vençam ou quando for cancelar um cartão de crédito;
  • Procure aderir a um cartão de crédito que tenha parceria com a companhia aérea de sua preferência;
  • Procure saber sobre a possibilidade de juntar pontos de outras maneiras.

RSS por email

Deixe sua opinião “Milhas Aéreas Com o Cartão de Crédito

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.