Cartão Nacional ou Internacional: Qual o melhor?

A maior parte dos cartões de crédito oferecidos atualmente são internacionais: international, gold, platinum ou black/infinite. Todos eles são aceitos por lojas no Brasil e também no exterior.

Apenas alguns cartões básicos e os nacionais só podem ser utilizados no Brasil, estes, normalmente estão ligados a alguma loja ou a serviços bancários básicos. Aliás, a grande diferença entre os nacionais e os internacionais é precisamente essa: a aceitação no exterior ou em sites da internet que vendem apenas em moedas estrangeira.

Cartões Internacionais

Os cartões internacionais são queles que podem ser usados em compras fora do país. Isso vale tanto para quem viaja para o exterior e precisa efetuar um pagamento com cartão dentro de um estabelecimento, quanto para quem compra em sites estrangeiros como ebay, aliexpress, amazon etc.

Além disso, eles geralmente contam com serviços adicionais específicos para quem utiliza os cartões em viagem. Estes serviços incluem seguros (bagagem, viagem, aluguel de veículos) e também assistência ao viajante no exterior. Os cartões mais simples, como o international e o gold, têm menos serviços adicionais. Já os cartões exclusivos possuem diversos serviços fora do país.

Nacional X Internacional

Nacional X Internacional

Essa quantidade de benefícios (maior ou menor) interfere diretamente no valor da anuidade. Como já dissemos outras vezes, quanto mais benefícios um cartão oferece, mais cara é a cobrança anual. Isso inclui os seguros e também os programas de fidelidade de pontos e milhas de viagens.

Importante: muitos dos cartões internacionais precisam ser desbloqueados para uso no exterior. Se você vai viajar ou pretende comprar em outra moeda, entre em contato com o banco para saber como efetuar o desbloqueio. Normalmente, eles estão disponíveis por aplicativo de celular, internet banking ou telefone.

Cartões Nacionais

Em oposição aos cartões internacionais, os cartões nacionais só podem ser usados no Brasil e em sites que aceitam o Real como pagamento.

Em muitos casos, eles contam com bandeiras de aceitação nacional (ELO, Hiper, Avista), mas mesmo quando possuem marcas internacionais, como Visa ou Mastercard, ficam restritos para uso em outros países.

Por essa razão, o número de serviços adicionais é bem menor nos cartões nacionais. Afinal, você não precisa pagar por um seguro de viagem se não tem a pretensão de sair do país. Consequentemente, a anuidade desses produtos tende a ser bem menor, se comparada com a de seus colegas.

Qual é Melhor?

Pensando somente nos custos, o cartão nacional pode ser visto como melhor por ser mais barato. No entanto, é preciso ter em mente qual é o seu perfil de uso.

Eu, por exemplo, tenho um cartão internacional. A anuidade é um pouco mais cara, mas me permite fazer compras em lojas online de outros países (mesmo que eu nunca tenha saído do Brasil). Quem tem o hábito de viajar ou comprar em sites estrangeiros pode se beneficiar com os cartões internacionais.

Por outro lado, se você nunca usou essa função e tem um cartão internacional, pode estar pagando por algo desnecessário.


RSS por email

2 Comentários em “Cartão Nacional ou Internacional: Qual o melhor?

  1. Alex disse em 12/01/2015 às 15:37:

    Um cartão nacional pode ser convertido para internacional?

    • Crédito e Débito disse em 12/01/2015 às 15:40:

      Alex, cada cartão é único e não é possível converter um cartão nacional para um internacional.
      Caso precise de um cartão internacional para fazer compras no exterior ou em sites estrangeiros na internet, terá de solicitar um novo cartão, desta vez internacional. Para isso, entre em contato com seu banco no 0800 e faça uma nova proposta de cartão de crédito.

Deixe sua opinião “Cartão Nacional ou Internacional: Qual o melhor?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.