O que é um Cartão Virtual?

Você já ouviu falar em cartão virtual? Essa é uma novidade no mundo dos meios de pagamento, voltado para o público consumidor que costuma comprar pela internet. A ideia é oferecer mais segurança nessas transações do e-commerce, já que muitas fraudes ocorre com o uso da cartão na rede. Os cartões virtuais também possibilitam que o comprador adquira mercadorias em sites estrangeiros mesmo sem ter um cartão de crédito.

Recentemente, vários bancos tem aderido ao cartão virtual sendo o mais recente deles o Itaú, embora Banco do Brasil e CAIXA já disponham do serviço há um bom tempo. Veja abaixo como o cartão funciona e como oferece segurança aos clientes.

Como Funciona?

A palavra virtual geralmente se opõe à ideia de real, ainda que, cada vez mais, o mundo virtual seja totalmente real para todos nós. Então, a melhor maneira de explicar o funcionamento do cartão virtual é dizendo que ele não tem uma existência física (feita em material plástico que pode ser tocado como a maioria dos cartões de crédito). No entanto, ele é tão real quanto outra forma de pagamento, e permite ao consumidor realizar vários tipos de transação pela internet com segurança.

Ourocard-e

Ourocard-e

O funcionamento específico de cada produto vai depender da empresa ou banco responsável. Quase sempre, o cartão virtual é criado como um espelho de um cartão de crédito físico e é cobrado junto à fatura deste. A diferença é que os números e dados usados neste cartão são todos provisórios e somem após o seu uso ou data de validade preestabelecida.

O cliente pode definir o valor da compra, o prazo de validade do cartão e só usá-lo para uma compra em especial, por exemplo. Dessa forma, mesmo que os dados sejam obtidos por alguém mal intencionado, eles não poderão ser usados para compras além daquelas previstas. Assim, as chances de fraudes e clonagem de cartão pela internet são quase que eliminadas totalmente.

Alguns Exemplos

Cartão Virtual Itaú

Cartão Virtual Itaú

Recentemente, o Itaú passou a oferecer a partir do aplicativo para celulares o cartão Virtual. Basta acessar o aplicativo na seção cartão virtual do menu. Lá, escolha seu cartão e, a partir do seu cartão gerar um número exclusivo para a compra. Feito isso, o cartão estará disponível para compra pela internet.

O Banco do Brasil também oferece um cartão virtual para compras na internet: o Ourocard-e. O cliente só precisa se cadastrar no internet banking para emitir o cartão e utilizá-lo como quiser – desde que possua um cartão de crédito do banco. Um produto semelhante é disponibilizado pela Caixa Econômica Federal: o Cartão Virtual Caixa Mastercard, que também funciona como um espelho de um cartão existente.

O cartão virtual pré-pago da PayPal é um dos produtos disponíveis no mercado. Contudo, seu funcionamento é um pouco diferente: a pessoa faz um recarga com o valor que pretende gastar e pode usar a quantia para comprar em sites nacionais e internacionais. A principal vantagem é a taxa de câmbio, cobrada no dia da recarga.


RSS por email

2 Comentários em “O que é um Cartão Virtual?

  1. lucas disse em 26/10/2016 às 14:59:

    Como criar um cartão virtual

    • Crédito e Débito disse em 06/11/2016 às 16:00:

      Pelo internet banking ou aplicativo você terá acesso, Lucas.

Deixe sua opinião “O que é um Cartão Virtual?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.