Os Cartões de Crédito Mais Baratos do Brasil

Recentemente falamos aqui no Crédito e Débito sobre uma pesquisa feita pela Proteste, que revelou os custos dos vinte principais cartões de crédito do Brasil. No texto, listamos os produtos mais caros, conforme os dados desse levantamento. Hoje a notícia é um pouco melhor: mostraremos quais são os cartões com anuidade e juros do crédito rotativo reduzidos. Veja as informações e saiba como escolher um cartão prático e econômico.

Hipercard

O Hipercard é uma das opções com anuidade grátis

Anuidade Zero

A anuidade é cobrada, segundo as instituições financeiras, como uma taxa de manutenção dos cartões de crédito. Por isso, os produtos que contam com mais serviços adicionais têm anuidade mais cara. Em contrapartida, muitos bancos oferecem anuidade gratuita no primeiro ano de uso do cartão como forma de atrair clientes.

No entanto, os especialistas alertam para o valor da tarifa após o vencimento desse primeiro ano. É comum que a taxa se torne muito alta com o fim do desconto, tornando-o pouco vantajoso para quem pretende continuar usando o cartão de crédito.

Segundo o levantamento da Proteste, os cartões HSBC Open Card, o Hipercard e o Santander Free têm anuidade zero no primeiro ano de uso. Com o Santander Free é necessário que o cliente utilize o cartão todos os meses para obter o desconto, que permanece nos anos seguintes. O Cartão Hipercard também mantém a gratuidade após o primeiro ano de utilização.

Custos do Pagamento Mínimo

Quando o cliente opta pelo pagamento mínimo da fatura, faz uso de um serviço conhecido como “crédito rotativo”. Os juros cobrados pelo rotativo costumam ser muito altos, sendo responsáveis por grande parte das dívidas dos brasileiros.

Dentre os cartões analisados pela Proteste, os com menores juros são: Caixa Turismo Internacional (93,39% ao ano), Ourocard (94,49% ao ano), Itaucard 2.0 Nacional ou Internacional (100,99% ao ano).

Desde o ano passado, vários bancos vêm reduzindo os juros do crédito rotativo, após a queda na tarifa da Caixa e do Banco do Brasil. Mesmo com essa redução, o ideal é que o cliente evite a cobrança, quitando sempre o valor total da fatura e evitando atrasos.


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