Qual Banco Dá Mais Milhas no Cartão?

As milhas aéreas ainda são a recompensa mais desejada em programas de fidelidade. Por isso, os brasileiros procuram adquirir cartões que deem mais milhas. Dependendo do cartão e do banco, as condições para a troca de pontos pode variar bastante. Normalmente, os cartões mais exclusivos, como Platinum e Black são os que dão mais pontos em programas de fidelidade. Porém, em praticamente todos os produtos disponíveis no mercado brasileiro 1 ponto equivale a 1 milha. A escolha, portanto, requer uma análise de todos os fatores envolvidos na aquisição de milhas, como: companhias aéreas parceiras, facilidade no resgate, taxa de conversão, possibilidade de pontos extras, dentre outros.

Pensando em tudo isso, qual será o banco que oferece o melhor programa de fidelidade? É óbvio que o melhor, nesse caso, irá depender do que o cliente espera em relação à troca de pontos. Em alguns bancos, como o Itaú e o Bradesco, o cliente conta com um sistema mais prático para a aquisição de passagens aéreas, sem necessidade de transferência dos pontos para um programa de milhagem. No Banco do Brasil, a principal vantagem é o ganho de pontos também na modalidade débito para correntistas, além da possibilidade de transferência dos pontos para diversos programas, incluindo o Dotz. Observando o que cada banco disponibiliza, fica mais fácil optar pelo sistema mais benéfico para o seu perfil.

Os dados que serão apresentados aqui se baseiam em um levantamento feito pelo EXAME.com, que comparou os programas de fidelidade dos cinco principais bancos do país: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, Itaú e Santander. A compilação de informações permite que os consumidores observem com mais clareza o funcionamento dos programas nessas instituições, além das diferenças entre os cartões de crédito de um mesmo banco. Em todos os programas analisados, os cartões mais sofisticados (com anuidade elevada) são os que possuem melhor taxa de conversão. Eles também costumam contar com validade maior dos pontos, o que facilita o resgate. Ainda assim, existem cartões atrativos mesmo para quem não quer despesas mais caras. Leia tudo com atenção para acertar na escolha.

Milhas

O seu cartão de crédito pode te levar a diversos lugares!

Programa de Pontos do Banco do Brasil

O Ponto Pra Você do Banco do Brasil não tem um sistema próprio para emissão de passagens, ou seja, os clientes precisam transferir os pontos acumulados para outros programas. O usuário do cartão tem a possibilidade de solicitar a transferências para dois programas de milhagens de companhias aéreas: o Multiplus Fidelidade (TAM) e o Smiles (Gol).

Além disso, é possível transferir os pontos para o programa Dotz, que possibilita o resgate de produtos do catálogo, descontos e passagens aéreas. Assim como alguns bancos, o Dotz conta com um sistema próprio para aquisição de bilhetes, que inclui a troca de pontos completando o que falta com dinheiro. Essa alternativa facilita o resgate mesmo para aqueles usuários que não possuem muitos pontos no programa.

Banco do Brasil

Veja como ganhar milhas no Banco do Brasil

Agora vejamos as diferenças entre os principais cartões Ourocard:

  • Ourocard Doméstico e Internacional – 1 dólar equivale a 1 ponto para despesas no crédito e 0,5 ponto para despesas do débito;
  • Ourocard Gold Visa ou Master – 1 dólar equivale a 1,2 ponto para despesas no crédito e 0,5 ponto para despesas no débito;
  • Ourocard Platinum Visa ou Master – 1 dólar equivale de 1,2 a 1,75 ponto para despesas no crédito e 0,5 ponto para despesas no débito;
  • Ourocard Estilo Platinum American Express – 1 dólar equivale de 1,6 a 2 pontos para despesas no crédito e 0,5 ponto para despesas no débito;
  • Ourocard Estilo Platinum Visa ou Master – 1 dólar equivale de 1,5 a 1,9 ponto para despesas no crédito e 0,5 ponto para despesas no débito;
  • Ourocard Infinite ou Black – 1 dólar equivale de 2 a 2,2 pontos para despesas no crédito e 0,5 ponto para despesas no débito.

A conversão de alguns cartões varia de acordo com o valor da fatura. Para gastos maiores, a conversão é mais interessante para o cliente. Em todos os cartões, o acúmulo de pontos no débito é igual e o mínimo para resgate é de 10 mil pontos. A validade dos pontos nos cartões Doméstico, Internacional e Gold é de 24 meses; nos cartões Infinite ou Black os pontos jamais expiram; nos demais produtos, a validade é de 36 meses. Os cliente que optam pela transferência dos pontos para o programa Dotz podem fazer isso independente do saldo acumulado e não há mínimo para resgate.

Programa de Pontos do Bradesco

O Bradesco Fidelidade tem parceria como os programas Smiles (Gol) e Multiplus Fidelidade (Tam). Assim, os clientes que possuem pontos acumulados com o uso de cartões podem solicitar o resgate por meio desses programas para trocar milhas por passagens aéreas. Além disso, o próprio Bradesco Fidelidade oferece em seu site a compra de passagens aéreas com pontos do cartão: www.bradescofidelidade.com.br. Em alguns cartões, como o Amex Green, o Amex Gold e o Bradesco Gold, 1 milha = 1,25 pontos no programa Multiplus. Para o programas Smiles, a paridade é de 1 milha = 1 ponto.

Bradesco

Veja como ganhar milhas no Bradesco

Observe as características de cada cartão:

  • Bradesco Exclusive Gold e Bradesco Gold –  1 dólar equivale a 1 ponto para despesas no crédito;
  • Bradesco Prime Gold –  1 dólar equivale a 1,2 ponto para despesas no crédito;
  • Bradesco Platinum – 1 dólar equivale a 1,2 ponto para despesas no crédito;
  • Bradesco Prime Platinum – 1 dólar equivale a 1,5 ponto para despesas no crédito;
  • Bradesco Infinite Black – 1 dólar equivale a 2,2 pontos para despesas no crédito;
  • Bradesco American Express Green – 1 dólar equivale a 1,3 ponto para despesas no crédito;
  • Bradesco American Express Gold – 1 dólar equivale a 1,5 ponto para despesas no crédito;
  • The Platinum Card American Express – 1 dólar equivale a 2,2 pontos para despesas no crédito.

Em todos os cartões American Express, os pontos nunca expiram. Nos demais, a validade é de 36 meses. O uso dos pontos no programa Multiplus, como comentamos, pode ser desvantajoso para os portadores de alguns cartões, já que a paridade é de 1,25 ponto = 1 milha. Por isso, é fundamental que o interessado em resgatar os pontos observe se a troca no site do Bradesco Fidelidade não é mais interessante. No Smiles, a pontuação mínima para resgate é de 5 mil pontos e no Multiplus é de 10 mil pontos.

Programa de Pontos da Caixa Econômica

Como o programa Pontos Caixa, o usuário dos cartões do banco tem a possibilidade de resgatar milhas em diversas companhias aéreas: Multiplus Fidelidade (Tam), Smiles (Gol), Victoria (Tap) e TudoAzul (Azul). Como você pode notar, em relação aos outros bancos apresentados até agora, a Caixa é o que possui mais programas parceiros, dando mais liberdade de escolha aos clientes na hora de resgatar os pontos.

No programa Smiles, é preciso um mínimo de 8 mil pontos para fazer o resgate; nos programas TudoAzul e Victoria, o mínimo é de 10 mil pontos; o limite mais elevado fica com o Multiplus Fidelidade, que exige 12 mil pontos. A única exceção a esses dados são os cartões Black e Infinite, que tem mínimo de 4 mil pontos para os programas Smiles, TudoAzul e Victoria – no Multiplus o mínimo de 12 mil permanece sendo exigido também para esses produtos.

Caixa

Veja como ganhar milhas na Caixa

Vejamos agora a conversão dos Cartões Caixa:

  • Caixa Internacional e Gold – 1 dólar equivale a 1 ponto para despesas no crédito;
  • Caixa Platinum – 1 dólar equivale a 1,5 ponto para despesas no crédito;
  • Caixa Turismo Platinum – 1 dólar equivale a 1,8 ponto para despesas no crédito;
  • Caixa Visa Infinite ou Mastercard Black – 1 dólar equivale a 2,2 pontos para despesas no crédito.

Nos cartões Infinite e Black, a validade dos pontos é de 36 meses. Já nos outros, os pontos expiram após 24 meses. Todos contam com a paridade de 1 ponto = 1 milha, independente do programa de milhagem escolhido.

Programa de Pontos do Itaú

No ano passado, o Itaú promoveu uma grande mudança em seu programa de fidelidade. Agora, o Sempre Presente possibilita que o cliente troque seus pontos por passagens sem precisar transferi-los para outros programas, ainda que o banco seja o que mais possui parcerias (Múltiplus Fidelidade, Smiles, Victoria, LANPASS e Tudo Azul).

Para desestimular a transferência e atrair usuários para o sistema próprio, o Itaú é o único banco analisado que tem paridade de 1,25 ponto = 1 milha em todos os cartões – o programa TudoAzul tem um sistema de paridade diferenciado. Outra desvantagem para quem quer aproveitar os pontos nos programas de companhias aéreas é o mínimo de 20 mil pontos para resgate, bem maior que o visto em outros bancos. Em compensação, o sistema do Sempre Presente garante o resgate dos pontos de forma mais prática e rápida, sem restrições de trechos, assentos e horários na emissão de passagens.

Itaú

Veja como ganhar milhas no Itaú

Veja as taxas de conversão:

  • Itaucard Nacional – 1 dólar equivale a 1 ponto para despesas no crédito;
  • Itaucard Internacional e Gold – 1 dólar equivale a 1 ponto para despesas no crédito;
  • Itaú Platinum – 1 dólar equivale a 1,5 ponto para despesas no crédito;
  • Itaú Infinite e Black – 1 dólar equivale a 2 pontos para despesas no crédito.

Nenhum dos cartões Itaú exigem mínimo de pontos para a compra direta no Sempre Presente. Com a mudança, os produtos ficaram mais interessantes para clientes que não participam dos programas de fidelidade de companhias aéreas, juntando pontos também ao viajar.

Programa de Pontos do Santander

O Santander possibilita a troca de pontos por bilhetes aéreos diretamente por meio do programa SuperBônus, assim como vimos no Bradesco e no Itaú. Além disso, o banco tem parcerias com os programas seguintes: Múltiplus Fidelidade (TAM), Smiles (Gol), Victoria (TAP), LANPASS (LAN), Club Premier (AeroMéxico) e Skymiles (Delta). A diversidade de companhias é um atrativo para quem quer viajar para o exterior e aproveitar melhor os pontos do cartão.

Outro destaque é o Santander Free, que apesar de não ter anuidade permite que o usuário acumule pontos. Como vimos, os cartões com anuidade mais elevadas são aqueles que melhor pontuam, havendo uma forte relação entre os custos do produto e as vantagens dos programas de fidelidade. Nesse contexto, um cartão livre de anuidade é bem interessante, pois o cliente pode aproveitar as passagens e descontos sem ter custos com a utilização da forma de pagamento.

Santander

Veja como ganhar milhas no Santander

Observe a taxa de conversão dos cartões:

  • Santander Free, Flex e Light – R$3 equivale a 1 ponto para despesas no crédito;
  • Santander Internacional, Gold e Ferrari – 1 dólar equivale a 1 ponto para despesas no crédito;
  • Santander Platinum Style – 1 dólar equivale a 1,3 ponto para despesas no crédito;
  • Santander Platinum e Elite Platinum – 1 dólar equivale a 1,5 ponto para despesas no crédito;
  • Santander Unlimited – 1 dólar equivale a 2 pontos para despesas no crédito.

Em todos os cartões, a paridade é de 1 ponto = 1 milha, exceto no primeiro grupo, em que 1 ponto = 1,6Km no programa LanPass. A validade dos pontos nos cartões Santander Free, flex e Light é de 24 meses. Nesses produtos, também é interessante notar que a conversão é feita em reais, sendo que R$3 = 1 ponto. Para os cartões Platinum e Unlimited, os pontos não expiram. Nos demais, a validade é de 36 meses.

Conclusão

Com base em todas as informações que vimos aqui, a escolha de um bom cartão de crédito para ganhar milhas fica um pouco mais fácil. Primeiramente, é importante notar que o acúmulo de pontos em cartões mais simples, como os nacionais e internacionais é bastante complicada. Com a conversão média de 1 dólar = 1 ponto, esses produtos demoram mais para alcançar o limite exigido para resgate. Por isso, eles são menos indicados para os consumidores que desejam trocar os pontos por passagens aéreas.

As melhores opções para acumular milhas custam um pouco mais caro. Por essa razão, é necessário que você leve em conta os custos do cartão, a possibilidade de resgate de milhas e os valores de uma passagem aérea. Dependendo dos gastos que você vai ter com a manutenção do cartão de crédito, o uso do do programa de recompensas pode não valer a pena, sobretudo se você tiver mais despesas somente para ganhar milhas aéreas.

Os bancos que oferecem sistemas próprios para a compra de passagens podem ser bem interessantes, pois há possibilidade de adquirir bilhetes em diferentes companhias. Por outro lado, a participação em um programa de fidelidade de uma companhia aérea tende a ser mais vantajosa para quem viaja com frequência e quer aproveitar os descontos e passagens gratuitas. Nesse caso, o usuário deve pensar o seu perfil de utilização do sistema de pontos para fazer a melhor escolha.


RSS por email

Deixe sua opinião “Qual Banco Dá Mais Milhas no Cartão?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.