Qual É o Limite do Crediário? Como Simular?

As compras no crediário são bastante comuns aqui no Brasil, principalmente na compra de eletrodomésticos, eletrônicos e móveis. Antigamente era necessário fazer um carnê para comprar no crediário. A cada mês o comprador comparecia na loja e pagava uma parcela do carnê. Agora os velhos carnês vêm sendo substituídos pelos cartões de crédito, que possibilitam não só o parcelamento como também compras no crediário.

Como funciona a compra no crediário?

As máquinas de cartão da Cielo, da Rede e do Santander já permitem o pagamento no crediário em parceria com vários bancos. Para comprar, o consumidor precisa ter crédito pré-aprovado em seu banco e procurar uma loja que ofereça essa modalidade de venda. Em alguns casos, é possível parcelar as compras em até 48 vezes fixas, conforme as regras de cada instituição. A vantagem principal é que o comerciante recebe o pagamento como na venda à vista, o que dá margem para que o comprador negocie preços. Os juros são pagos ao banco que liberou o limite de crediário.

Crediário

Compra no crediário sendo efetivada em máquina da Cielo

Qual é o limite de crediário?

O limite de crediário é uma forma de crédito pré-aprovada pelo banco. Ele é calculado com base na análise de risco de crédito feita pelas instituições, podendo ser maior ou menor dependendo do perfil de cada cliente. Os bancos não obrigados a liberar esse limite. Se ele estiver disponível para você, é possível verificar o valor em sua fatura do cartão de crédito. Vale ressaltar que esse limite é diferente do limite do cartão. Assim, se o seu limite de crediário for de R$5 mil, isso significa que você tem essa quantia disponível para compras na modalidade crediário. Compras à vista ou parceladas comumente continuam sendo debitadas do limite de crédito do cartão.

Como simular a compra no crediário?

A simulação da compra no crediário é feita diretamente nas maquininhas de cartão. O vendedor pode inserir o valor da mercadoria de interesse e, usando o cartão do cliente, verificar quais são as condições de pagamento. Dessa forma, o comprador pode saber qual será o valor da parcela, o prazo para pagamento e os juros cobrados na transação. É possível realizar essa simulação quantas vezes o comprador quiser, com prazos maiores ou menores. O resultado pode ser impresso para que o cliente tenha acesso a todas essas informações. Se for efetuar a compra, as condições de pagamento definidas na simulação precisam ser seguidas.

Todas as lojas aceitam?

Não. Fica a critério do estabelecimento decidir se vai aceitar ou não as vendas no crediário. Isso quer dizer que não basta procurar pelas maquinhas da Rede ou Cielo para comprar usando o limite de crediário. O lojista, como comentamos antes, recebe seus pagamentos da mesma forma que no pagamento à vista, porque o crédito é liberado pelo banco. Dessa forma, ele não perde nada em aceitar a função crediário. Ainda assim, vários estabelecimentos ainda não aceitam essa função. Para ter certeza sobre a aceitação, pergunte antes se o pagamento no crediário está liberado. Verifique também se você tem limite de crediário disponibilizado pelo banco.


RSS por email

Deixe sua opinião “Qual É o Limite do Crediário? Como Simular?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.