Santander Crediário

Você se lembra dos velhos carnês de crediário? Eles ainda existem, mas vêm sendo substituídos pelo uso do cartão de crédito. Com o crescimento na oferta de parcelamentos sem juros, os bancos decidiram apostar na modalidade crediário para os cartões, com prazos maiores de pagamento e tarifas que “engordam” os lucros das instituições financeiras.

Os consumidores são atraídos pela possibilidade de compra de bens com valor mais elevado usando o cartão, mas sempre vale ressaltar que os custos desse tipo de transação podem ser altos.

Como funciona o crediário no cartão?

Os bancos liberam um limite de crédito pré-aprovado especial para as transações na função crediário. Esse limite se baseia em uma análise feita pela instituição e vai depender do perfil de cada cliente. Quem tem o limite disponível pode optar pela compra no crediário se o lojista disponibilizar essa alternativa. A maquininha faz uma simulação do parcelamento, informando o valor das parcelas, os encargos e o número de prestações. Caso o cliente concorde, o pagamento é efetuado conforme as condições escolhidas e o valor da prestação é cobrado mensalmente na fatura do cartão.

Crediário Santander

O Santander é um dos grandes bancos que oferece a função crediário em seus cartões. Com essa opção, o cliente pode parcelar suas compras em até 36 vezes, com parcelas fixas (acrescidas de juros e IOF). Nem todos os estabelecimentos aceitam as transações no crediário, mesmo que a maquininha possibilite a venda. Porém, o número de lojas que permitem o pagamento no crediário vem crescendo nos últimos anos.

Santander Crediário

Santander Crediário

Para solicitar o pagamento na função crediário o cliente precisará ter o limite de crédito pré-aprovado e encontrar uma loja que aceite a transação. Ao pagar, o consumidor deverá informar que deseja utilizar a opção “Parcelado Emissor” ou “Parcelado Banco” na máquina de cartão. Ele escolherá o número de parcelas, sendo o máximo de 36. Depois que a transação for concluída, será emitido um comprovante como nas compras no crédito.

Benefícios:

  • O cliente pode ser organizar financeiramente concentrando todos os pagamentos no cartão;
  • O prazo de até 36 meses para pagamento possibilita a compra de produtos mais caros sem que as parcelas fiquem muito caras;
  • Dependendo do dia de utilização do cartão, o cliente terá até 40 dias para começar a pagar sua compra parcelada;
  • Como o crédito é pré-aprovado, a compra é feita rapidamente sem burocracia;
  • Não são cobradas tarifas pela utilização do serviço, além do encargos pelo parcelamento.

Alguns cuidados

Apesar de parecer vantajoso, o uso do crediário deve ser feito com cautela. É preciso que o consumidor tenha conhecimento sobre os custos da transação, ou seja, qual serão os juros cobrados pelo parcelamento. O valor da tarifa não é informado no site do Santander, mas, ao comprar, o cliente poderá consultar o CET (Custo Efetivo Total) no estabelecimento.

Vale lembrar também que o acúmulo de dívidas com o cartão, ou seja, o uso do crediário mais outras despesas mensais pode tornar o pagamento mais difícil. Por isso, quando usar o crediário o consumidor deve manter cuidado redobrado com as finanças, observando com atenção se o valor das dívidas não vai pesar muito no orçamento familiar.


RSS por email

Deixe sua opinião “Santander Crediário

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.