Segunda Via do Cartão de Crédito

Existem três situações principais em que uma pessoa pode precisar solicitar uma segunda via do cartão de crédito:

  1. quando o cartão é perdido
  2. quando o cartão é roubado
  3. quando o cartão perde a validade

Em todas elas, é possível solicitar um novo cartão. No entanto, nos dois primeiros casos a empresa responsável poderá cobrar uma taxa pela emissão. Já no caso da perda de validade, a empresa deve repor o produto gratuitamente. A solicitação geralmente é feita pelo telefone da Central de Atendimento, impresso na parte de trás do seu cartão.

2ª Via do Cartão

2ª Via do Cartão

Perda ou Roubo

Ninguém está livre da possibilidade de perder ou ter o cartão roubado. Nesses casos, é fundamental que o cliente faça o bloqueio do cartão junto a administradora assim que perceber a falta. Também é importante fazer um Boletim de Ocorrência em uma delegacia, para comprovar que o cartão está extraviado. Normalmente o cliente fica impedido de usar o cartão até que receba a segunda via. Como dissemos, o banco cobra uma taxa pela emissão do novo cartão quando ele é perdido ou roubado. No entanto, se o cliente tiver optado pelo seguro contra perda ou roubo, a confecção da segunda via é coberta pela apólice.

Cartão Vencido

Os cartões de crédito têm uma data de validade (quase sempre solicitada nas compras online). Antes que ele vença, é comum que os bancos enviem uma segunda via gratuitamente pelos Correios. Em alguns casos, é necessário resgatar o novo cartão diretamente na agência bancária. Quando ele não é emitido automaticamente pelo emissor, é necessário que o usuário entre em contato para efetuar a solicitação. Esse pedido pode ser feito pele telefone impresso na parte de trás do cartão. Após a data de validade, o cartão antigo deve ser quebrado para evitar fraudes.

Novo Cartão, Novo Número

A segunda via do cartão tem um número diferente do anterior. Então, é fundamental que o usuário se lembre de cadastrar a nova forma de pagamento em carteiras eletrônicas e outro locais em que o número do cartão fica salvo. O mesmo ocorre com o código de segurança, impresso na parte de trás do cartão. Em resumo, a segunda via é um novo cartão (já que o anterior foi vencido ou cancelado) como novos dados. Porém, o mesmo contrato e as mesmas regras continuam valendo, a não ser que o cliente opte por uma mudança.


RSS por email

Deixe sua opinião “Segunda Via do Cartão de Crédito

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.