Seguro Contra Perda e Roubo do Cartão de Crédito

Na fatura do seu cartão de crédito aparece a cobrança do Seguro Perda e Roubo? Se sim, em algum momento você solicitou esse serviço? Os bancos e demais instituições financeiras adoram fazer a venda casada desse seguro com a aquisição do cartão, mas, segundo a legislação brasileira, essa cobrança só pode ser feita com a expressa manifestação do cliente de adquirir o seguro de proteção do cartão.

Seguro Perda e Roubo

Seguro Perda e Roubo

O que é oferecido?

As garantias oferecidas pelo seguro variam de empresa para empresa. Porém, de um modo geral, a cobertura inclui a solicitação de segunda via do cartão quando ele é roubado ou perdido, além de cobrir despesas feitas por terceiros em caso de extravio. Dito assim, parece vantajoso adquirir o seguro, já que por uma pequena quantia por mês você tem mais tranquilidade em usar a forma de pagamento. No entanto, há uma questão a mais para se pensar: o banco pode te cobrar por gastos que não foram feitos por você?

Uso indevido do cartão

Se você perde o seu cartão de crédito e quem o encontra decide usá-lo indevidamente, essa pessoa vai até uma loja ou faz compras pela internet, certo? Mas como ela consegue se passar por você? Em tese, é responsabilidade do banco garantir a segurança do cliente em suas transações. Então, se não foi solicitada senha, assinatura ou qualquer outra forma de garantir que é você usando o cartão, você não poderá ser onerado.

Dito de outro modo, o usuário não pode pagar por uma falha na segurança do banco.

Seguro Perda e Roubo

É importante enfatizar esse ponto porque se o cliente não pode ser onerado, então o Seguro Perda e Roubo perde grande parte da sua finalidade. Ainda tem a possibilidade de solicitação de uma segunda via, mas os custos desse novo produto costumam ser bem menores que as parcelas do seguro. Concluindo, o serviço “empurrado” pelas instituições financeiras é opcional e quase nunca vale a pena.


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