Senha para Desbloquear o Cartão de Crédito

Muitos leitores do Crédito e Débito nos enviam mensagens com dúvidas sobre o desbloqueio de cartões de crédito. Por motivo de segurança, os bancos enviam os cartões bloqueados para comprar e outras transações. Dessa forma, o consumidor só pode utilizá-lo como forma de pagamento após efetuar o desbloqueio do mesmo. O método para desbloquear pode variar dependendo do emissor e das características do cartão. Veja algumas dicas para efetuar o desbloqueio e utilizar o dinheiro de plástico.

Senha de Desbloqueio

Na maior parte das vezes, é exigida uma senha para desbloquear o cartão. O grande problema é onde encontrar esta senha. Geralmente o código é enviado pelos correios, em uma carta remetida ao titular do cartão. Em alguns casos a senha provisória também é emitida pela internet, no banco online. Se você não recebeu a senha, então é necessário entrar em contato com a administradora para solicitar uma nova sequência de números.

Quando receber a senha, cuide com cuidado, pois qualquer pessoa de posse do cartão e da senha poderá efetuar o desbloqueio. Por isso, não guarde a senha junto com o cartão e fique atento para não perder a senha de desbloqueio.

Como Desbloquear

O desbloqueio normalmente é feito pelo telefone, através da central de atendimento do cartão. É preciso selecionar a opção de desbloqueio e informar todos os dados necessários. Algumas instituições financeiras também possibilitam que o cliente desbloqueie o cartão pela internet ou nas agências bancárias. Dica: o cartão vem acompanhado de uma mensagem, com todas as instruções necessárias para desbloqueá-lo. Se você tiver qualquer dúvida, ligue para a central de atendimento do seu cartão de crédito e converse diretamente com o atendente.

Em alguns casos, também é possível fazer o desbloqueio pelas unidades de autoatendimento do banco, os caixas eletrônicos. Se fizer o desbloqueio através de uma máquina, fique atento às pessoas à sua volta e não aceite ajuda de estranhos.

Informação Importante

Desbloquear Cartão

Aprenda a desbloquear o seu cartão de crédito

O Banco Central proíbe que banco e financeiras enviem cartões de crédito pelos correios sem a prévia solicitação do cliente. Além disso, a prática é considerada como abusiva pelo Código de Defesa do Consumidor. Caso você receba algum cartão, não efetue o desbloqueio e procure o Procon ou outro órgão de proteção ao consumidor em sua cidade. Lembre-se: o emissor não poderá efetuar qualquer tipo de cobrança em relação a cartões que não foram solicitados.

Essa prática era comum entre bancos e financeiras a um tempo atrás, o que causava muitas dúvidas e dores de cabeça em quem recebia os cartões. Hoje em dia, com a proibição, os casos se tornaram mais raros, mas ainda acontecem, por isso é bom ficar atento. Se você não solicitou o cartão, não faça o desbloqueio!


RSS por email

2 Comentários em “Senha para Desbloquear o Cartão de Crédito

  1. izaque severino de oliveira disse em 12/03/2013 às 09:03:

    não consigo desbroquea meu cartâo decredito por telefone ja fis varia tentativas

    • Emília Silva disse em 12/03/2013 às 18:30:

      Izaque, você precisa nos fornecer mais informações sobre o problema ou entrar em contato com a administradora do cartão de crédito em questão.

Deixe sua opinião “Senha para Desbloquear o Cartão de Crédito

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.