Vale a Pena Obter Uma Máquina de Cartão?

Recebemos frequentemente perguntas dos leitores com dúvidas sobre como obter uma máquina de cartão. Geralmente, essas pessoas possuem pequenos comércios ou trabalham como autônomas e precisam da maquininha – Cielo, Redecard e outras – para facilitar as transações comerciais com os clientes. Em um país onde a maior parte dos consumidores utiliza o cartão como forma de pagamento, o uso das maquinetas pode sim ampliar o número de vendas e trazer novos clientes para a lojas. Porém, a adoção de uma bandeira tem vários custos envolvidos que precisam ser levados em consideração pelo lojista antes da contratação.

Custos da Maquineta

Para valer a pena, é preciso que o empreendedor contabilize todos os custos da máquina de cartão, como:

Máquina de Cartão

Será que você realmente precisa de uma dessas?

  • Aluguel;
  • Conta telefônica;
  • Comissão para pagamentos;
  • Gastos com instalação.

As operadoras normalmente cobram uma porcentagem sobre o volume de vendas mensal. Para fazer o cálculo, a dica é consultar outros empresários e traçar uma estimativa com base na quantidade de transações que será feita com o cartão. Vale lembrar ainda que os custos da maquineta vão variar conforme o tamanho do seu estabelecimento, área de atuação, número de vendas e outros fatores. Tudo isso deve ser pensado para não cair em armadilhas.

Quando Compensa?

Como era de se imaginar, as máquinas para recebimento de cartão são vantajosas quando os ganhos são maiores que os gastos. Lojas que recebem muitos pagamentos em dinheiro, por exemplo, talvez não devam investir na maquineta. Os especialistas alertam que o número de vendas deve crescer mais de 5% com o uso da maquininha para valer a pena. Além disso, é muito comum que pequenos empresários tenham mais despesas que lucro ao adotar o aparelho. O mais importante é pesar os prós e os contras, negociar as taxas com a operadora e não tomar decisões precipitadas!


RSS por email

3 Comentários em “Vale a Pena Obter Uma Máquina de Cartão?

  1. Amauri Melo disse em 27/04/2013 às 17:46:

    Gostaria de salientar que as máquinas além das vendas através do cartão de crédito também tem a função de venda de recarga de celular tanto na máquina móvel quanto na fixa e esse serviço ajuda a complementar nas despesas pois agrega valor pagando comissão sobre as vendas.

    Amauri Melo

  2. jane mary o caldas disse em 29/04/2013 às 12:01:

    Quero saber se temos opção para não pagar ou pagar menos nos serviços de debito e credito das maquininhas.Sou cabelereira tem mes que consigo vender 200,00 e tenho que pagar 88,00 da mensalidade mais o que é descontado do valor de venda.Já reclamei,porque quem inicia hoje paga $74,00, este valor que eu estou pagando era o valor de uma maquininha sem fio ,la na central me informaram que a maquininha com fio, seria 47,00 reais ,troquei , mas , continuo pagando o mesmo valor que por sinal é mais do que eles informam a quem quer começar.Dizem que eu tenho que ter o nome, dia hora de quem me informou, infelizmente, como eles trocaram minha maquininha, achei que já estava tudo resolvido, não marquei estes dados;
    eu trabalho com a redecard

    • Crédito e Débito disse em 01/05/2013 às 12:29:

      Jane, só mesmo a Redecard para avaliar sua situação. Entre em contato novamente com a empresa.

Deixe sua opinião “Vale a Pena Obter Uma Máquina de Cartão?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.