Vale a Pena Ter Um Cartão de Supermercado?

Você já deve ter notado que quase todos os supermercados oferecem um cartão próprio. Geralmente, eles limitam as compras parceladas com os cartões de crédito comum e só autorizam o parcelamento com o cartão da loja. Assim, o cliente acaba optando pela contratação da forma de pagamento oferecida, mas é preciso analisar com cautela alguns pontos.

Existem Dois Tipos de Cartão de Supermercado

A maioria dos cartões oferecidos por supermercados é do tipo private label. Isso quer dizer que eles só servem para compras na própria loja. Nessa modalidade, o único diferencial, como dissemos, são as condições de pagamento. O cliente consegue parcelar suas compras e tem um prazo a mais para quitar a fatura – normalmente de 40 dias.

A outra modalidade oferecida é o cartão híbrido. Esse tipo de cartão serve para comprar na loja com condições especiais, mas também pode ser usado em outros estabelecimentos. A diferença é que ele está ligado a uma bandeira, que garante a aceitação. Nesse caso, o cliente conta com as vantagens de um cartão de crédito comum, porém está sujeito a mais tarifas.

Para entender melhor a diferença entre cartões híbridos e private label, clique aqui.

O Cartão Pode Favorecer o Endividamento

Cartão Carrefour

Modelo de cartão híbrido

Para muitas empresas, como os supermercados, é interessante atuar também como financeira. Ao oferecer os cartões do estabelecimentos aos clientes, eles conseguem, ao mesmo tempo, fidelizar o comprador e emprestar dinheiro a juros. Quando o cliente não paga a fatura, são cobradas tarifas, além dos juros embutidos nos parcelamentos.

Também é necessário lembrar que as compras de supermercado ocorrem todos os meses. Então, deixar de pagar num mês para pagar no outro acaba não valendo a pena, pois você sempre estará quitando valores relativos ao que foi comprado no supermercado. No final das contas, fica seis por meia dúzia, sem grandes vantagens para quem compra.

O Cartão de Supermercado É Vantajoso?

É difícil responder a uma pergunta desse tipo categoricamente. Na verdade, tudo vai depender do que é oferecido pela loja, qual o desejo de continuar comprando nesta loja e de como o consumidor utiliza a forma de pagamento. Quando os supermercados oferecem descontos especiais, programas de recompensas e parcelamentos sem juros, o uso do cartão pode ser vantajoso, quando obriga o consumidor

Ainda assim, é fundamental que o cliente fique de olho em todas as cobranças, como anuidade, juros e multas. Na hora de pagar a fatura no estabelecimento, não compre nada, a não ser que você realmente esteja precisando. Lembre-se também de sempre quitar sua fatura em dia e no valor total.


RSS por email

Deixe sua opinião “Vale a Pena Ter Um Cartão de Supermercado?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.