Como Pagar Contas que Vencem no Feriado ou Fim de Semana?

As contas chegam todos os meses, independente da crise financeira. Quando ocorre qualquer tipo de atraso no pagamento, são cobrados juros e multas que podem ser bem altas. Para que você tenha uma ideia, a multa por atraso do meu aluguel é de R$130, mesmo que eu adie em apenas 1 dia o pagamento do boleto. Para evitar esse tipo de cobrança, é muito importante que estejamos sempre prontos para pagar todas as cobranças em dia.

E é aí que surge uma dúvida bem comum: se nenhum banco nos fins de semana e feriados, como eu faço para pagar essas contas no dia do vencimento? Essa é uma questão realmente pertinente que iremos responder no decorrer do artigo.

Contas não precisam ser pagas no fim de semana ou feriado

A primeira coisa que você precisa saber é que as contas não precisam ser pagas em dias não úteis. A não cobrança de juros e multa nesses casos é assegurada pela legislação brasileira. Segundo a Lei 7089-83:

Fica proibida a cobrança de juros de mora, por estabelecimentos bancários e instituições financeiras, sobre títulos de qualquer natureza, cujo vencimento se dê em sábado, domingo ou feriado, desde que seja quitado no primeiro dia subsequente.

No seu cotidiano, isso significa que não há problemas em atrasar o pagamento da conta se ele vence no fim de semana ou no feriado, desde que você faça o pagamento no próximo dia útil. Voltando ao exemplo do meu aluguel, o contrato define que a data de vencimento será o dia 5 de cada mês. Em março, o dia 5 caiu em um sábado. Logo, eu tive até o próxima dia útil, no caso o dia 7, para efetuar o pagamento.

Pagar Contas

Existem alternativas para pagar as contas em dias não úteis.

Mas e se eu quiser pagar a conta mesmo assim?

Não existe cobrança, mas você pode querer pagar a conta na data por várias razões. Nesses casos, é preciso recorrer aos canais eletrônicos de atendimento bancário, como aplicativo do celular, internet banking e caixa eletrônico. Mas existe um detalhe: o pagamento ficará agendado e só será feito, de fato, no próximo dia útil.

Caixa Eletrônico

Os bancos oferecem diversos serviços aos seus clientes por meio dos caixas eletrônicos, incluindo o pagamento de contas. Assim, se você quer pagar uma conta fora do horário de atendimento bancário, basta ir até o terminal tendo a conta em mãos ou os dados do boleto. Os boletos e contas de concessionárias conveniadas são lidos pelo caixa, possibilitando o pagamento. Lembre-se de guardar o comprovante para evitar cobranças futuras.

Aplicativo a Internet Banking

Os serviços online são muito práticos porque você nem precisa sair de casa. Os limites para pagamentos costumam ser os mesmos dos caixas eletrônicos e você ainda pode usar recursos para torná-los maiores. Quem tem senha de aceso só precisa ir até a área de pagamentos e digitar os números do boleto de cobrança. No celular, ainda é possível usar a câmera para ler o código de barras em diversos aplicativos.

Outras Opções

Algumas casas lotéricas costumam abrir nos sábados e podem ser usadas para o pagamento de contas. O mesmo acontece com os estabelecimentos comerciais que recebem boletos. O ideal é procurar esses locais para saber como funciona o pagamento de contas e se existe algum tipo de restrição. O pagamento pode ser feito com dinheiro ou apresentando o cartão de débito.


RSS por email

Deixe sua opinião “Como Pagar Contas que Vencem no Feriado ou Fim de Semana?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.