Como saber se posso sacar o FGTS? Novas regras das Contas inativas

Desde o fim do ano passado, tem-se falado muito sobre o saque do FGTS de contas inativas. Como a data de início dos saques está próxima, como já postamos aqui no Calendário de Saques, vamos relembrar como funciona o FGTS e como serão os saques. E também falaremos das novas regras para sacar o seu Fundo de Garantia. Saiba se você pode sacar e como fazer isso.

Bom, o FGTS é o Fundo de Garantia do Trabalhador Salariado. Ele é depositado pela empresa em uma conta mensalmente, em nome do trabalhador. Ao ser demitido sem justa causa, o trabalhado tem direito a receber todo esse valor depositado. É uma forma de garantir que o trabalhador tenha um dinheiro depois de sair da empresa.

O FGTS é pago quando o trabalhador é demitido sem justa causa. Mas em muitos casos, o próprio empregado decide sair da empresa por conta própria, é o que chamamos de “pedir conta”. Quando o empregado sai sem ser demitido, o seu FGTS fica retido, em uma conta inativa. Antes das novas regras, esse valor só poderia ser retirado em casos de emergências relacionadas à saúde, ou se fosse para comprar imóveis.

A nova regra

Porém, em dezembro do ano passado, o presidente Michel Temer anunciou que todos os trabalhadores poderão retirar o seu dinheiro. A proposta veio com a intenção de aquecer o mercado brasileiro, que vem decaindo por causa da crise.

Então, se você pediu conta em qualquer empresa até dezembro de 2015, tem o direito de sacar o seu FGTS retido. Confira no site da CAIXA se você tem algum valor a receber. Para isso é necessário que você tenha em mãos o seu número de PIS/PASEP. Ele fica na primeira página da carteira de trabalho.

fgts inativo

As contas inativas do FGTS poderão ser sacadas

O site está bem explicativo, e logo na página inicial você já verá a opção para este tipo de consulta. Basta seguir as instruções para consultar o seu saldo em contas inativas. Se você já tem uma senha para utilizar o site da CAIXA, precisará dela, caso não tenha, terá que cadastrar uma. Mas esse passo também é bem explicado no site.

Clientes da Caixa Econômica Federal podem consultar seu saldo do FGTS através do Internet Banking. E quem tem uma conta poupança na CAIXA terá o valor depositado automaticamente, sem preocupações. Caso você não queira que seja depositado na conta poupança, terá que entrar em contato com o banco antes da sua data de saque.

As datas para o saque estão no nosso artigo Calendário de Saques, sendo que os primeiros trabalhadores já recebem o seu FGTS a partir do próximo dia 10.

Como Sacar

Se você não é cliente da CAIXA, terá que usar o seu Cartão Cidadão para sacar o dinheiro. Com o cartão, o trabalhador poderá realizar o saque em qualquer agência da CAIXA, em caixas eletrônicos, ou nas casas lotéricas.

Agora, se você não tem o Cartão Cidadão, o saque só poderá ser realizado nas agências, com a apresentação do seu documento de identidade.


RSS por email

Deixe sua opinião “Como saber se posso sacar o FGTS? Novas regras das Contas inativas

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.