Como Consultar seu CPF no SPC ou Serasa

Se você quer saber como anda sua situação junto ao SPC ou Serasa, hoje explicaremos, passo a passo, como consultar o seu CPF nesses órgãos. O processo é simples, mas existem algumas coisas que precisam ser enfatizadas:

  • A consulta é gratuita, desde que você compareça a uma loja da Serasa Experian ou algum dos estabelecimentos associados ao SPC;
  • Não é possível consultar o CPF online de forma gratuita;
  • Apenas o dono do CPF pode consultar essas informações.

Conhecendo a dívida, é possível buscar renegociações ou mesmo quitá-la para ficar com o nome limpo e obter crédito na praça. Tendo isso em mente, basta seguir as instruções abaixo.

Consultar SPC ou Serasa

Como saber se o seu nome está sujo no SPC ou Serasa

Consulta ao SPC

O SPC disponibiliza aos consumidores a chamada Consulta Balcão. Trata-se de um extrato, informando sobre a dívida existente – cartão de crédito, empréstimo, financiamento, carnê de loja e outras. A versão completa do extrato também informa sobre o valor do débito e dados da empresa credora para que a pessoa possa quitar a dívida. Veja como fazer uma consulta de balcão:

  1. Procure a entidade associada ao SPC mais próxima. Dica: neste site você pode realizar uma busca pelas CDLs ou associações comerciais de sua cidade;
  2. Vá até a entidade escolhida tendo em mãos o seu CPF original e um documento de identificação (RG, carteira de trabalho ou de motorista);
  3. Solicite ao atendente uma consulta ao seu CPF.

Observação importante: antes de incluir o inadimplente em seu cadastro, o SPC envia uma carta comunicando sobre a dívida. A partir do recebimento a pessoa tem até 10 dias para regularizar a situação.

Consulta ao Serasa

O Serasa possibilita que qualquer pessoa consulte o próprio CPF, de três formas distintas:

  1. Pessoalmente: é necessário comparecer a uma loja da Serasa Experian tendo em mãos o CPF, além do RG, carteira de trabalho ou de habilitação. Para encontrar a loja mais próxima, visite: www.serasaconsumidor.com.br/agencias. A consulta é feita na hora pelo atendente.
  2. Por procuração: outra pessoa pode realizar a consulta em seu nome por meio de uma procuração. Nesse caso, o documento deve ser assinado pelo portador do CPF e reconhecido em cartório. Também é necessário levar uma cópia da procuração e de um documento pessoal do portador do CPF.
  3. Por carta: o solicitante deve enviar uma carta solicitando a consulta, com cópia do CPF e do documento de identificação em anexo. O endereço é: Rua Antônio Carlos, 434, Cerqueira César – CEP 01309-010 – São Paulo – SP. É importante preencher o envelope com  seu endereço completo para que possa receber as informações requisitadas corretamente.

RSS por email

4 Comentários em “Como Consultar seu CPF no SPC ou Serasa

  1. ronaldo alves da silveira disse em 12/11/2012 às 11:45:

    boa tarde queria informaçao sobre meu cpf

    • Emília Silva disse em 20/11/2012 às 10:26:

      Ronaldo, para conseguir essas informações você precisa ir até uma loja da Serasa ou estabelecimento conveniado ao SPC. Obrigada.

  2. EDNA CRISTINA disse em 26/11/2012 às 20:14:

    NÃO CONSEGUI CONSULTAR O NOME DO MEU MARIDO NO SERASA
    OBRIGADA

    • Emília Silva disse em 29/11/2012 às 18:11:

      Edna, somente o seu marido poderá fazer a consulta nas lojas da Serasa Experian. Para que você possa representá-lo, é necessária uma procuração, como informamos no texto. Obrigada.

Deixe sua opinião “Como Consultar seu CPF no SPC ou Serasa

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.