Como Fechar o Ano Novo Sem Dívidas

2014 está se aproximando do fim e nada melhor que fechar o ano com dinheiro no bolso, não é mesmo? Pensando nisso, hoje separamos algumas dicas para você acabar com as dívidas até o último dia de dezembro e começar 2015 no azul.

1. Faça as Contas

Os brasileiros não têm o hábito de calcular as despesas, algo que reflete diretamente nos índices de inadimplência e mau uso do dinheiro. Esse é o primeiro passo para fechar o ano sem dívidas. Faça um diagnóstico para verificar quanto a sua renda está comprometida com parcelamentos e pequenos gastos do dia a dia.

2. Tenha um Plano

Sabendo melhor quais são os débitos, fica mais fácil criar um planejamento. O ideal é promover um corte de gastos considerável, pelo menos nesses meses que faltam para o fim do ano. Esse plano precisa ser condizente com as possibilidades da família, mas deve prever uma boa redução das despesas.

Fim de Ano

O melhor presente é dinheiro no bolso e as contas pagas

3. Corte os Supérfluos

Suspender os gastos supérfluos é uma excelente meta para quem quer ficar livre das dívidas. O dinheiro a mais poderá ser usado para quitar débitos ou mesmo começar uma poupança. Você não precisa deixar de sair para sempre ou só comer em casa pelo resto da vida, mas, pelo menos por uns meses, o fim dos gastos desnecessários é uma medida importante.

4. Renegocie Suas Dívidas

Nos últimos meses do ano, as empresas ficam mais disponíveis para a negociação de dívidas. Esse é um ótimo momento para você apresentar uma proposta realista de pagamento dos débitos. A dica é não aceitar a primeira oferta feita pela credora e argumentar até conseguir um bom desconto.

5. Esqueça o Cartão de Crédito

O cartão de crédito é uma forma de pagamento bastante útil, mas pode se tornar prejudicial quando não é bem utilizado. Se você está endividado, o melhor é guardar o cartão por alguns meses e focar no pagamento das dívidas. Depois que tudo estiver regularizado, volte a usar o cartão, com mais consciência.

6. Use o Décimo Terceiro

Quem tem dívidas não pode abrir do décimo terceira para quitá-las. Esse dinheiro a mais deve ser usado para acabar com todas as dívidas ou pelo menos com as mais caras. O mesmo vale para a restituição do IR ou qualquer outra renda extra que possa aparecer no fim do ano.

7. Evite o Consumismo de Fim de Ano

Nos últimos meses do ano, somos bombardeados com propagandas estimulando o consumo. Porém, você não precisar gastar todo o seu dinheiro para ter bons momentos com a família nas festas de natal e ano novo. Presentes, roupas novas e comidas caras, além de não trazerem mais felicidade, podem comprometer gravemente as finanças.


RSS por email

Deixe sua opinião “Como Fechar o Ano Novo Sem Dívidas

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.