Dicas para Limpar o seu Nome na Praça

Para quem não sabe, fica com o nome sujo na praça as pessoas que têm alguma dívida pendente com alguma empresa e esta faz a inclusão do nome em serviços de proteção ao crédito, como o SPC ou Serasa. Enquanto a dívida não for paga, e o nome ficar incluso nesses serviços, a pessoa fica impossibilitada de fazer algumas coisas, como obter crédito em bancos e financeiras, fazer um cartão de crédito, fazer financiamentos e até mesmo fazer matrícula em algumas faculdades.

Sabendo disso, é muito importante que você tenha o seu nome limpo na praça. Então, se por algum motivo você não conseguiu pagar alguma dívida e teve o nome incluso no SPC ou Serasa, saiba aqui como fazer para limpar o seu nome.

Em algumas associações comerciais você pode encontrar cartilhas com dicas mais detalhadas de como limpar o seu nome. Essas cartilhas podem ser encontradas em formato virtual na internet, e em alguns casos, podem ser retiradas impressas diretamente nas associações.

Mas neste artigo você conseguirá tirar muitas dúvidas e saber como fazer para limpar o seu nome e voltar a ter crédito na praça.

 

Você mesmo pode limpar o seu nome

É comum vermos empresas que se oferecem para limpar o nome dos cidadãos. Apesar dessa prática não ser ilegal, ela é totalmente desnecessária, pois o próprio indivíduo pode fazer isso por ele mesmo. Basta se dirigir ao Serviço Central de Proteção ao Crédito munido de documentação, depois de ter quitado suas dívidas.

Veja abaixo quais são os tipos de dívidas mais comuns e como fazer para quitar a sua e limpar o seu nome.

Débito

Se você ficou devendo alguma empresa, seja porque não pagou o cartão de crédito, esqueceu de pagar um carnê ou boleto, ou até mesmo uma conta de luz, água ou telefone, vá até o credor e regularize sua dívida (pague ou renegocie). A maioria das empresas são abertas à negociações, que facilite o pagamento. Depois de regularizar a dívida, exija um comprovante e a própria empresa se encarregará da notificação ao SCPC. Se isso não acontecer, apresente seu comprovante ao serviço de proteção ao crédito mais próximo. Seu nome será retirado automaticamente.

Serviço Central de Proteção ao Crédito - SCPC

Serviço Central de Proteção ao Crédito – SCPC

Cheque Devolvido

Para recuperar um cheque devolvido, você precisa pagar o valor do cheque ao credor e exigir o cheque em questão. Depois de recuperar o cheque devolvido, se encaminhe até sua agência bancária, e o próprio gerente se encarregará de limpar o cadastro. No banco é preciso pagar uma taxa para retirar o nome da lista de Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF). A inclusão do nome nesse cadastro impede que se pegue novos talões de cheques.

Ou vá até o credor, quite a dívida e exija um comprovante e encaminhe-o ao SPC mais próximo, caso a empresa não o faça automaticamente.

Título Protestado em Cartório

Verifique junto ao cartório a empresa que protestou o título e regularize sua situação. Cancelado o protesto, o próprio cartório encarregará de retirar seu nome sujo, caso contrário, leve o comprovante ao serviço de proteção ao crédito.


RSS por email

2 Comentários em “Dicas para Limpar o seu Nome na Praça

  1. jheyce kathlen borge disse em 11/05/2011 às 11:02:

    quero saber meu debito com cartao de credito city lar visa

    • Crédito e D&e disse em 18/05/2011 às 12:43:

      Jheyce,

      Entre em contato diretamente com a operadora de cartões para verificar sua dívida, refazer a negociação e ficar livre de problemas com seu nome.

Deixe sua opinião “Dicas para Limpar o seu Nome na Praça

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.