Como sair das dívidas

Dever não é bom para ninguém. É ruim para quem deve, que não tem sossego, está sempre perturbado pelo valor devido, pensando em alternativas de como quitar a dívida. Também é ruim para aquele que tem a dívida a receber por razões mais óbvias, a de ter um dinheiro a receber.

Acontece que para se livrar das dívidas não é fácil. Mas com alguma disciplina e vontade de resolver as pendencias isso pode acontecer de forma relativamente tranquila. No post, vamos listar algumas dicas básicas para que o endividado se organize e saiba como pagar as dívidas, sejam elas dívidas de carros, motos, imobiliárias, cartões de crédito, empréstimos entre outros.

Como se livrar das dívidas

A quem devo e quanto devo

Um erro comum de quem está endividado é, ao não saber como se livrar das dívidas, não saber exatamente o que e quanto está devendo. Mesmo que não possa pagar no momento, saiba exatamente a quem deve e quanto deve. Acompanhe como a dívida aumenta e faça uma prioridade de dívidas, as mais caras e com juros maiores devem estar no topo, assim como aquelas que podem ser pagas facilmente.

Renegocie as dívidas

Como dito, não espere que a bola de neve desça cordilheira abaixo. Uma vez listado suas dívidas, entre em contato com cada um dos credores e renegocie seus débitos. Faça com que elas caibam em seu orçamento e pague em dia. Com isso, você evita quebra de contratos e mais juros.

Faça uma dívida só

Em alguns casos, pode ser até interessante fazer um empréstimo pessoal e ter apenas uma dívida com juros mais em conta. Por exemplo, cartões de crédito tem juros mais altos do que empréstimos, então vale a pena tomar um empréstimo e quitar a dívida dos cartões.

Devo não nego, pago quando puder

Dívidas

Dívidas

Existe um fator psicológico que é de enfrentar barreiras. É sempre bom ver que estamos progredindo, isto nos motiva a continuar. Então, não importa quanto esteja devendo, renegocie, e pague aos poucos, acompanhe seu avanço no pagamento. Observe sempre que cada pagamento que faz, é juros a menso que paga e, o resultado, é um futuro sem dívidas. Outra dica é começar pelas mais fáceis de quitar.

Faça alguns cortes no orçamento

Avalie sua situação financeira como um todo. Quais são os seus gastos? O que pode ser cortado? É importante fazer sacrifícios quando se está endividado, a pequena queda em um padrão de vida, pode representar melhorias futuras. Pense nisso.

RSS por email

2 Comentários em “Como sair das dívidas

  1. ANDRÉIA RAZZÉ disse em 20/09/2011 às 12:26:

    BOA TARDE..GOSTARIA DE QUITAR DIVIDAS COM SPC E SERASA A CREDICARD FAIZ ALGUM PLANO PRA QUITAR MINHAS DIVIDAS QUI SÃO POUCAS E NÃO PASSA DE 2,000 REAIS…OBRIGADA
    COMO FAÇO PARA ADQUIRIR UM CARTÃO…VCS NEGOCIAM DIVIDAS? OBRIGADA

    • enternauta disse em 27/09/2011 às 21:37:

      Prezado, para quitar sua dívida você deve entrar em contato diretamente com a CrediCard e solicitar uma renegociação que possa cumprir. Faça isso o mais rápido possível, pois assim evita que a dívida fique ainda maior. Quanto aos cartões de crédito, nós do Crédito e Débito somos apenas um blog de notícias e assuntos relacionados a finanças. Obrigado.

Deixe sua opinião “Como sair das dívidas

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.