É possível limpar o nome sem pagar as dívidas?

Você já vi ofertas para limpar o nome sem pagar a dívida? Folhetos distribuídos nos grandes centros, cartazes e até mesmo anúncios em sites prometem que vão tirar o nome dos endividados do SPC e do Serasa. Mas será que essas propostas são confiáveis?

Aqui vale aquela velha máxima: “quando a esmola é demais, o santo desconfia”. Afinal, se a pessoa tem uma dívida, é preciso pagá-la para acabar com a restrição ao crédito. Esses anúncios são golpes que buscam atrair pessoas desesperadas para resolver o problema de nome sujo. Porém, o serviços de consulta e limpeza nos cadastros negativos não é nada confiável.

Quando a pessoa é inscrita nos cadastros negativos, é obrigação da empresa comunicar o devedor formalmente. Sem essa comunicação, a inscrição não é legítima. Além disso, é possível descobrir se o nome está sujo usando os sistema de busca do SPC e do Serasa.

Ninguém precisa pagar por kits de consulta ou para limpar o nome. Sempre que você receber esse tipo de oferta, desconfie na mesma hora. Para ter o nome limpo novamente, é preciso quitar a dívida, esperar os 5 anos de “punição” ou fazer uma negociação de pagamento. Fora essas alternativas, não existem meios legais para que terceiros limpem o seu nome para você.

Golpe do Nome Sujo

Muito cuidado com ofertas como esta!

5 Anos de Nome Sujo

O prazo para que o nome do consumidor fique inscrito nos cadastros negativos não pode ser superior a 5 anos. Assim, após esse tempo, a instituição fica responsável por retirar o nome daquela pessoa do cadastro, mesmo que a dívida não seja quitada. Isso não significa, no entanto, que o consumidor deixou de dever. O credor ainda poderá usar dos meios judiciais para tentar receber o valor devido. Em resumo, a dívida não expira, mas o nome do consumidor volta a ficar limpo. Assim, passados os 5 anos você voltará a ter acesso ao crédito (lembrando que as financeiras podem usar o histórico financeiro para recusar empréstimos e financiamentos).

Negociação de Dívida

Outra opção para ter o nome limpo sem quitar a dívida é fazendo uma negociação. Se você procura o credor e faz uma proposta de pagamento ou aceita um acordo proposto por ele, a partir da negociação o nome é retirado dos cadastros negativos. Dessa forma, você consegue um prazo maior para quitar o valor devido e acaba com a restrição de crédito. O ideal é tentar uma proposta que não prejudique seu bolso e possibilite o pagamento com juros menores. Lembre-se também que não é bom fazer empréstimos e financiamentos tendo as prestações do acordo para pagar, mesmo que o seu nome esteja limpo novamente.

Dicas Importantes:

  • Ao receber a carta comunicando a inscrição no SPC ou no Serasa, procure o credor e tente uma negociação antes que seu CPF fique restrito;
  • Procure sempre reduzir os juros para dívidas de financiamento, empréstimo ou cartão;
  • Caso tenha dificuldades para quitar o valor devido e a empresa não ofereça uma negociação, procure o Procon de sua cidade para descobrir possível alternativas;
  • Empréstimos com juros menores que os da dívida podem ser uma opção para quem está endividado;
  • Não se desespere quando estiver com o nome sujo, não se desespere. Manter a cabeça fria é a melhor maneira de resolver o problema.

RSS por email

Deixe sua opinião “É possível limpar o nome sem pagar as dívidas?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.