Informações Para Quem Está Com o Nome Sujo

Quando alguém não honra com suas dívidas, ocorre a inscrição nos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e o SERASA. Esses cadastros servem para listar as pessoas inadimplentes, funcionando como um alerta para bancos, financeiras e estabelecimentos comerciais. Desse modo, os endividados ficam com o “nome sujo”, uma vez que estão publicamente relacionados como maus pagadores.

Entenda as Restrições

Quem tem o nome incluído nessas listas pode ter dificuldade para conseguir crédito, empréstimos, financiamentos e compras parceladas. Por isso, ninguém quer ter o nome sujo na praça. O ideal é evitar a inclusão do nome nos cadastros de proteção ao crédito, mas sabemos nem sempre isso é possível. Todo mundo está suscetível a situações inesperadas, descontrole financeiro ou mesmo de esquecer de pagar uma conta. Caso se torne inadimplente, por qualquer motivo que seja, o mais importante é manter a calma e tentar solucionar o problema da melhor maneira possível.

Limpar Nome

Cuidado! Promessas como essas são enganadoras.

Notificação do SPC ou SERASA

Antes de incluir o seu nome nos registros de proteção ao crédito, a empresa com que se tem a dívida deve enviar um carta ou telefonar informando sobre a situação de inadimplência. Após essa notificação, o consumidor tem até 10 dias para procurar a empresa e quitar ou negociar a dívida, evitando que o nome fique sujo.

Negociação da Dívida

Se você recebeu a notificação ou está com o nome sujo, o mais indicado é pagar a dívida. Caso não tenha dinheiro suficiente, procure a empresa a quem deve para tentar negociar a dívida. A maior parte das instituições prefere firmar um acordo, possibilitando ao consumidor o pagamento da dívida. Na hora da negociação, informe sobre o quanto pode pagar por mês e quais são as melhores condições para que possa quitar o que deve sem comprometer novamente suas finanças.

Nome Limpo

Após quitar ou renegociar a dívida, o nome do consumidor deve ser automaticamente retirado dos registros de proteção ao crédito. A empresa tem até 24 horas para solicitar a retirada, e os órgãos de proteção tem mais 1 dia para excluir o nome da lista.

Cuidados

Só existem duas formas de limpar o seu nome: quitar a dívida ou aguardar o prazo de 5 anos. Qualquer promessa “milagrosa” para limpar o seu nome que não seja através desses dois meios é enganadora.

RSS por email

2 Comentários em “Informações Para Quem Está Com o Nome Sujo

  1. ERISVALDO AGOSTINHO BATISTA disse em 20/06/2013 às 12:10:

    Estou com nome sujo não tenho condições de pagar o valor total vou negociar, mas se o orgão não tirar meu do nome do spc, o que é que eu faço.

    • Crédito e Débito disse em 01/07/2013 às 19:58:

      Tente negociar a dívida de acordo com suas possibilidades, Erisvaldo.

Deixe sua opinião “Informações Para Quem Está Com o Nome Sujo

Regras para comentar

Todos os comentários do blog são moderados e poderão não ser aceitos ou respondidos se não cumprirem as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. O blog Crédito e Débito não responde por nenhuma empresa, portanto, não pergunte sobre suporte ou solicite propostas.
  3. Não faça propaganda nos comentários.
  4. Comentários mal escritos, contendo erros de português, deselegantes, com palavras de baixo calão, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais pois eles estarão vulneráveis.